Em evento organizado na Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) do Rio de Janeiro no dia 6, a secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, participou do lançamento nacional da programação oficial da 30ª Festa da Uva e 24ª Feira Agroindustrial, em companhia do presidente da Festa, Edson Nespolo, seus organizadores e soberanas. Um dos maiores eventos populares do país e grande vitrine do agronegócio brasileiro, a Festa da Uva acontece de 20 de fevereiro a 9 de março em Caxias do Sul tem como tema este ano “Na Alegria da Diversidade”, enfatizando a riqueza étnica e cultural do Estado, com destaque para o enoturismo.
“A Festa Nacional da Uva é um exemplo de como se pode aproveitar o potencial do turismo para estimular a economia torná-lo um ativo fator de desenvolvimento. A Festa tem explorado com sucesso seu perfil, destacando as tradições italianas, com atenção especial à gastronomia e mais especificamente o enoturismo”, afirmou Abgail Pereira. No mundo todo, as regiões vitivinícolas estão diretamente associadas a riquezas culturais, que vão da gastronomia à arquitetura e design de interiores, e sempre cercadas de belas paísagens, elementos essenciais da vocação turística.
“Nós compreendemos a força da produção vitivinícola e acreditamos na importância do segmento do enoturismo para a promoção e afirmação da Serra Gaúcha como um dos principais produtos turísticos do RS e indutor do desenvolvimento do setor em todo o Estado. Não é à toa que a escolha do vinho oficial da Copa 2014 recaiu sobre o gaúcho Faces, produzido em Bento Gonçalves. Diante de produtos dessa envergadura, nada mais lógico do que promovê-los aqui na ABAV, que é uma instituição referencial para o mercado turístico brasileiro”, resumiu a secretária Abgail.
Presente ao evento, o correspondente do NY Daily News (Nova York) e do Daily Mail (Londres) Harold Emert no Brasil manifestou-se durante o evento, ressaltando que a Festa da Uva na sua opinião era “uma das melhores alternativas para turistas estrangeiros conhecerem a riqueza cultural do Brasil para além do Carnaval, e tanto mais num ano em que a Copa 2014 atrai a atenção internacional para o país”. Emert encerrou seu comentário confirmando presença na abertura da festa, dia 20.
Comentários