A Secretaria do Turismo (Setur/RS) participa da 41ª Feira das Américas (Abav-2013), que ocorre a partir desta quarta-feira (4) e vai até domingo (8) no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). A temática principal do estande da Setur/RS está baseada no filme O Tempo e o Vento, do diretor Jayme Monjardim, sobre a obra épica do escritor gaúcho Erico Verissimo, que tem estreia em circuito nacional marcada para o dia 20 de setembro - data da Revolução Farroupilha.
Além disso, haverá a apresentação da marca turística do Rio Grande do Sul, elemento que identifica a diversidade e a composição do seu povo e sua cultura e promove os atrativos turísticos gaúchos.
A participação e as ações programadas pela Secretaria em eventos e feiras de grande porte como a Abav apontam a estratégia elaborada pela Setur/RS para a promoção do destino Rio Grande do Sul nos mercados nacional e internacional, e que, conforme o Plano de Marketing do Turismo (2012-2015), visa posicionar o produto turístico do RS dentro e fora do país.
Segundo a secretária do Turismo, Abgail Pereira, a Setur vem desenvolvendo atividades inovadoras ao longo da gestão, com a participação dos parceiros do poder público e privado. "Nosso foco é aumentar a competitividade do Estado frente a outros destinos, além de apoiar a comercialização dos destinos gaúchos. Queremos, definitivamente, aparecer no mapa turístico do Brasil", disse.
Para Abgail, a Feira das Américas representa uma oportunidade de os governos e o trade apresentarem suas estratégias, além de mostrar o posicionamento institucional do RS como um Estado completo, com atrações em todas as estações do ano e para todos os públicos.
Os municípios de Porto Alegre, Gramado, Canela e Bento Gonçalves participarão com estande próprio, o que evidencia o amadurecimento dos destinos, bem como a capacidade de realização, fortalecendo assim a imagem dos produtos consolidados do RS.
A Feira
A Abav reunirá aproximadamente 2,7 mil expositores de 60 países e será palco para cerca de 30 mil profissionais do setor, agentes de viagens, operadores nacionais e internacionais, imprensa especializada e formadores de opinião. Além disso, são esperadas para os últimos dias de feira cerca de 50 mil pessoas (público final).
Comentários