A participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RS) em eventos como a World Travel Market (WTM), em Londres, Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), na Argentina, a Feira das Américas (ABAV), em São Paulo, e o Festival de Turismo de Gramado, entre outros eventos, aponta a estratégia da secretaria de Turismo para promoção do destino Rio Grande do Sul nos mercados nacional e internacional.
Conforme o Plano de Marketing do Turismo, lançado em 2012, as ações programadas pela Setur visam posicionar o produto turístico do RS dentro e fora do país. Para a secretária do Turismo, Abgail Pereira, trabalhar as estratégias de promoção é essencial para desenvolver e aumentar a oferta turística gaúcha, conforme o mapeamento dos estudos e pesquisas realizados no plano. "A Setur vem desenvolvendo atividades inovadoras ao longo da gestão, com a participação dos parceiros do poder público e privado. Nosso foco é aumentar a competitividade do Estado frente a outros destinos. Queremos, definitivamente, aparecer no mapa turístico do Brasil", disse.
A secretária ressaltou que as iniciativas tratam, também, de ações de apoio e incentivo à comercialização dos destinos turísticos, atrativos e arranjos produtivos, através da apresentação, qualificação e o posicionamento no mercado visando aumentar a competitividade do turismo gaúcho.
Destinos
O Plano de Marketing apontou Porto Alegre e a Serra Gaúcha como os produtos consolidados do Rio Grande do Sul e Praias Gaúchas, Missões, Parques Naturais, Pampa Gaúcho e Eventos e Festas Populares como produtos em crescimento para serem oferecidos a mercados prioritários, como a América do Sul.
A Setur conta com uma consultoria firmada com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RS) para potencializar ações para o setor. Neste segundo semestre, no calendário de eventos internacional, está prevista a participação da secretaria na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), na Argentina, na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPar), na IMEX América, em Las Vegas (EUA) e na World Travel Market (WTM), em Londres.
Entre os eventos nacionais, se destacam a Feira das Américas (ABAV), em São Paulo, o Festival de Turismo de Gramado, o Salão de Turismo dos Vales (Turisvales), em Lajeado, e ainda três edições do projeto Vitrines Gaúchas, que ocorrerão na Expointer, em Esteio, na Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e na Feira do Livro de Porto Alegre.
Comentários