Tão importante quanto alcançar bons resultados é manter o contexto favorável ao Destino Iguassu. Pensando nisso, o Visit Iguassu idealizou o Fórum de Executivos de Turismo do Iguassu, um programa criado com o objetivo de fortalecer e preparar os líderes locais ligados à cadeia do turismo, aproximando-os das discussões e processos realizados na gestão do turismo da região trinacional.
Foz do Iguaçu se mantém em posição competitiva entre as cidades mais turísticas do Brasil. A expectativa é que o Parque Nacional do Iguaçu registre, ao final deste ano, 1,8 milhões de visitas. A cidade também ocupa o terceiro lugar no ranking do ICCA - International Congress and Convention Association, dentre aquelas que mais recebem eventos internacionais, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Fórum se propôs, ao longo de 2018, a criar um ambiente para compartilhamento de informações e experiências e um canal de comunicação para subsidiar projetos de desenvolvimento do turismo local, propiciando mais conhecimento aos líderes do setor.
Em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foram realizados quatro cursos entre abril e dezembro, que reuniram mais de 134 pessoas de empresas associadas ou não ao Visit Iguassu. Marketing estratégico para o turismo, Excelência em serviços para o turismo e hotelaria, Gestão de vendas e Como desenvolver equipes de alta performance foram os temas abordados pelos profissionais renomados nacionalmente Renato Pezzi, Renato Borgheresi, Gilberto Cavicchioli e Adriana Gomes.
Naila Elayan, gerente de Eventos da Frontier Turismo e Eventos, aponta as semelhanças que percebeu nos cursos que participou. “A paixão com que os palestrantes passaram o conteúdo se iguala em um aspecto: todos reforçaram que precisamos estar convencidos que é possível e necessário mudanças. Além de informações novas, as palestras nos fazem resgatar conhecimentos já existentes que vamos nos esquecendo com a correria do dia a dia”.
Com a volta recente ao trabalho depois da licença maternidade, a gerente geral da rede de hotéis Continental Inn, Elisangela Gonzalez Morel Redivo, destaca a importância da parceria entre o Visit Iguassu e a Escola de Propaganda e Marketing. “Eu já conhecia a ESPM e não tinha dúvidas que essa parceria seria fantástica”. Elisângela participou do curso ministrado no Fórum, no último dia 4.
Além dos cursos de capacitação, o Fórum de Executivos de Turismo promoveu encontros de networking, que reuniram profissionais do turismo fora do ambiente corporativo. “Entendemos que, com essas estratégias, o Destino Iguassu ganha como um todo, pois teremos profissionais mais atuantes, entrosados e capacitados tanto dentro de suas empresas quanto no atendimento ao turista”, destaca Jaime Nascimento, presidente do Visit Iguassu.
Na avaliação de Jaime, o Fórum foi um sucesso. “Em todas as atividades tivemos uma excelente participação, com temas e instrutores muito bem avaliados”. Para o presidente do Visit, o objetivo em 2018 foi alcançado. “Com isso geramos uma expectativa para o próximo ano, para trazer novos temas e ações interessantes para esse público que trabalha junto conosco na divulgação do Destino Iguassu”.
No total, 170 pessoas de 93 empresas diferentes participaram das atividades do Fórum ao longo do ano. Para 2019, uma nova programação está sendo elaborada pela equipe do Visit Iguassu. “Estamos abertos para receber sugestões de temas para os próximos cursos, pois nossa parceria com a ESPM se estende para o ano que vem”, explica Rodrigo Mattjie, gerente de Relacionamento da entidade. A enquete para a escolha dos novos cursos pode ser acessada no grupo do Facebook ‘Fórum de Executivos de Turismo do Iguassu’.
Comentários