Setor turístico apoia a ampliação do Salgado Filho em POA

O prefeito José Fortunati recebeu, na manhã desta sexta-feira, 16, representantes do trade turístico de Porto Alegre que manifestaram apoio à proposta de ampliação do Aeroporto Salgado Filho.
Empresários destacaram as vantagens da proximidade do aeroporto



No encontro, os empresários destacaram investimentos públicos e privados, como o Aeromóvel, e a construção de hotéis na região, além das vantagens de um aeroporto localizado a cerca de 12 quilômetros do Centro Histórico da Capital. Fortunati garantiu que levaria ao ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, todas as informações possíveis para assegurar as obras importantes de ampliação.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares, Sindpoa, Henry Starosta, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Abih, Abdon Barreto, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Carlos Henrique Schmidt , o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens –Abav – RS, Danilo Kehl Martins, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre - Sindilojas, Paulo Kruse, o vereador e presidente da Frentur (Frente Parlamentar do Turismo), João Carlos Nedel, e o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

Neste mesmo dia, ainda pela manhã, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha confirmou ao prefeito que todas as obras previstas e já contratadas para a ampliação e qualificação do Aeroporto Salgado Filho serão mantidas. O ministro também divulgou os prazos de execução desses serviços e informou que, caso o futuro aponte necessidade, a ampliação da pista também será executada.

A conclusão da duplicação do terminal de passageiros está prevista para janeiro de 2017. O início das obras de ampliação do pátio de passageiros e do novo terminal de cargas deve ocorrer na primeira quinzena de março deste ano. Todas as três principais obras serão executadas, com custo total de R$ 330 milhões. “Essa garantia do governo federal, de que o Aeroporto Internacional de Porto Alegre não será esquecido, mas sim continuará sendo modernizado e ampliado, nos trouxe tranquilidade. Temos um dos melhores aeroportos do Brasil e até do mundo em termos de localização, pela proximidade do centro da cidade. Por isso devemos preservar o Salgado Filho, mantendo a comodidade de acesso para os usuários no presente e também qualificando-o para o futuro”, afirmou Fortunati.

Na reunião, Eliseu Padilha apresentou os números com os quais o aeroporto opera hoje. “A demanda de hoje, no Salgado Filho, corresponde a 54% da sua capacidade. Vamos dobrar essa capacidade para deixar a infraestrutura adequada até, pelo menos, o ano de 2030. Nosso objetivo é o mesmo do governo municipal, que é modernizar, qualificar e dar mais conforto aos passageiros”, garantiu o ministro.

Ampliação da pista - Padilha também garantiu que a pista tem condições de atender a demanda até 2030, e, por isso, o prolongamento em mil metros não seria uma necessidade imediata. “Operamos com pouco mais da metade da capacidade de transporte de passageiros. No caso de cargas, hoje não temos demanda para que os aviões de grande porte saiam daqui lotados para fazerem voos transcontinentais, o que exigiria uma pista maior", enfatizou, destacando que no momento em que for necessário o governo federal irá ampliar a pista.

Fortunati destacou que, tão logo as obras em execução sejam concluídas, a prefeitura deve retomar o debate sobre a pista do aeroporto. “O importante é que, neste momento, garantimos aquelas obras que vão beneficiar os usuários do Salgado Filho. Mas não vamos esperar 2030, quando está previsto o esgotamento da pista, para voltarmos a este assunto. Assim que se comprovar tecnicamente necessário, continuaremos a luta para que a pista seja ampliada”, disse o prefeito.

Também estão previstas, neste primeiro momento, as obras de ampliação de um novo edifício garagem e do hotel, com pelo menos 200 apartamentos, que funcionará dentro da área do aeroporto. A licitação do hotel já foi realizada e a empresa vencedora deve concluir a obra e iniciar o funcionamento em 2016. Participaram da reunião o vice-prefeito, Sebastião Melo, o superintendente da Infraero no Aeroporto Salgado Filho, Wilson Brandt Filho, o assessor do ministro no RS, Ibanez Filter, e a gerente regional de Comunicação da Infraero, Nathalie Graziani Fonticielha.


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre