Senhores Alunos, Vamos Falar de Marketing Promocional

Por Tony Coelho (*)

Tony Coelho
Desde que começamos a trabalhar no Marketing Promocional, época em que ele estava – segundo entendiam alguns – abaixo de uma linha imaginária que o segregava a uma posição inferior, eu já sabia que havia mentira nessa reta.

Não há como esconder sob nada quem efetiva venda, comunica marca, propõe a experiência de produtos e serviços e, muito mais que isso, fala direto com quem interessa: o consumidor.

Pois é, se não éramos desconhecidos, muito menos escondidos, do cliente, o mesmo não se podia (acho que ainda se pode) dizer do meio acadêmico. Ainda hoje, somos relegados à Palestra ocasional, ao trabalho sazonal que o professor pede, quando muito à semana de Comunicação das Universidades. Formam profissionais de Comunicação para um mercado que não existe há muito tempo, onde os quatro “p”s são, ainda, o tema da aula.

Parecia que nunca, nunca mesmo, seríamos tratados como disciplina indispensável para quem quer trabalhar no mercado da Comunicação Integrada. Até que a AMPRO criou a SAMPRO.

Há oito anos, de norte a sul do País, profissionais de mercado, apresentam aos alunos de diversas Instituições de Ensino a realidade de um mercado que cresce vertiginosamente, tanto na verba do cliente, quanto no talento de seus profissionais.

Esse ano, tudo mudou. Entramos no meio acadêmico de vez. Numa verdadeira virada, a atual Diretoria da AMPRO resolveu ir fundo e mostrar que não apenas estamos por cima da linha: somos a linha divisória de uma Comunicação que propõe resultados. E isso não só pelo tema da 8a SAMPRO – O MERCADO DE MARKETING PROMOCIONAL TEM VAGAS. VENHA PARA AMPRO! –, mas por iniciativas que vão da criação de uma categoria de sócios, que engloba estudantes e professores Universitários, passando pelos Workshops semanais na sede, todas quintas, das 9 às 13h, aberta aos interessados, culminado com palestras de profissionais, inclusive do próprio Kito Mansano, nosso presidente, nas Universidades.

Fizemos o que já devia ter sido feito há muito tempo, levamos o mercado real às Universidades e aos alunos, assumimos nosso papel ao zelar pela informação correta sobre o Marketing Promocional e suas disciplinas e mostramos porque a AMPRO é a verdadeira representante das Agências do mercado.

E é nesse novo momento da AMPRO, em que acreditamos na potencialidade de nossa gente, que viramos disciplina indispensável para qualquer Instituição que queira encontrar seus egressos no mercado de trabalho. A chamada da AMPRO começa agora.

E quem não responder PRESENTE, pode uma ter certeza: ficou no PASSADO.

(*) Tony Coelho é sócio-diretor da Conceito e Diretor Regional da AMPRO no Rio de Janeiro.

AMPRO - A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o segmento em todo o país. Possui 19 anos de mercado e é responsável por reunir, representar, divulgar e desenvolver todos os segmentos de marketing promocional brasileiros (agências, clientes, veículos, fornecedores, professores e profissionais liberais).

Presidida por Kito Mansano (gestão 2012/2013), com sede em São Paulo, a AMPRO possui mais de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões por meio de seu Capítulo e Diretorias Regionais (Nordeste, Estado de São Paulo, Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste). Atua ainda com Comitês especializados para apoiar as empresas em assuntos relativos ao seu funcionamento e à discussão de problemas específicos das diversas disciplinas e/ ou ferramentas.

Outros detalhes: www.ampro.com.br

Fonte: CBS COMUNICAÇÃO