Seminário Argentina-Brasil tem a participação do Ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou na segunda-feira (4), em Buenos Aires, da solenidade de abertura do seminário Argentina-Brasil: uma Aliança Produtiva Chave. O evento tem como objetivo impulsionar os negócios entre os dois países, e contará com a participação de 264 empresários brasileiros e 100 argentinos. À tarde serão realizados encontros setoriais, sendo um deles sobre Turismo, que terá a participação de Barretto e da presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Na solenidade de abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o objetivo dos países é discutir ações e iniciativas que possam consolidar as relações bilaterais. Ele disse ainda que Brasil e Argentina vivem um "momento excepcional", e que os homens de negócio exercem papel crucial na construção de estratégias de aliança entre o governo brasileiro e o governo de Cristina Kirchner. Para Lula, os empresários argentinos e brasileiros devem adotar o hábito de reunir-se regularmente para debater desafios comuns. Ele também lembrou que o comércio entre Brasil e Argentina cresceu 35% entre os meses de janeiro e junho e ressaltou que, caso o ritmo seja mantido, os dois países deverão encerrar o ano de 2008 com um recorde de mais de US$ 30 bilhões em intercâmbio comercial.

O presidente lembrou que o Brasil já é o terceiro maior investidor na Argentina  desde 2002, é o primeiro investidor no país em fluxo de capital. Lula ressaltou que muitas empresas brasileiras apostam na Argentina, por meio de fábricas tecnologicamente avançadas e competitivas provenientes de setores estratégicos como energia, alimentos, bebidas, têxtil, cimento e siderurgia e que, da mesma forma, capitais argentinos no Brasil conquistam espaço em áreas cruciais como infra-estrutura, alimentos e fármacos.

(JA)