Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável terá programação especial em Guarujá

Abertura das atividades ocorreu no último domingo (26), com canoa, caiaque e stand up paddle pela manhã e rapel e voo livre à tarde;

Corredor Ecológico Guarujá

A Prefeitura de Guarujá irá promover uma série de atividades especiais na Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável, que começa no próximo domingo (26) e vai até quinta-feira (30), com apoio do Visite Guarujá. A programação terá, entre outras ações, prática de esportes aquáticos e radicais, passeios pelas Áreas de Proteção Ambiental de Guarujá (APAs), trilhas e palestras gratuitas.

Iniciativa contribui com a divulgação de novos atrativos turísticos do destino – os quais resultam do planejamento e da ativa participação dos nossos associados”, destaca Maria Laudenir de Oliveira (Lau), presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau – Visite Guarujá.

A abertura oficial será no domingo com canoa, caiaque e stand up paddle na Praia do Guaiúba, a partir das 8h. As inscrições já estão abertas e vão até sexta-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Praça Brigadeiro Faria Lima, nº 197, no Centro), das 9 às 17 horas.

Como forma de incentivar o turismo solidário, a aquisição do kit de participação (mochila, viseira, máscara de proteção e camiseta) será por meio de doação de uma fralda geriátrica.

Também no domingo, mas a partir das 15h, terá o Circuito Radical dos Mirantes (da Campina e das Galhetas) com rapel e voo livre.

Acqua Mundo e city tour

Na segunda-feira (27), a entrada no Acqua Mundo será gratuita para todos, mas o munícipe deve retirar o seu voucher na Secretaria de Turismo.

Além disso, neste dia, a Prefeitura irá levar os alunos das escolas municipais para um passeio turístico pela Cidade.

APAs e trilha

Na terça-feira (28), os munícipes poderão conhecer as Áreas de Proteção Ambiental de Guarujá, as APAs da Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro.

A primeira é destaque por abrigar um conjunto de remanescentes de floresta ombrófila densa – uma espécie de vegetação com árvores de até 40 metros de altura, manguezal e restinga. Ela foi reconhecida pelo ICLEI, entidade ligada à Organização Das Nações Unidas (ONU), como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.

A iniciativa irá acontecer das 09h às 13h e pessoas de qualquer idade podem participar, basta realizar a inscrição prévia pelo site https://forms.gle/Rs51SKoZDJxeYB6v8.

Já na quarta-feira (29), haverá trilha na Armação das Baleias, Ermida de Santo Antônio do Guaibê e Prainha Branca com os alunos formados no curso técnico receptivo da ETEC Alberto Santos Dumont.

Palestras gratuitas

Para encerrar a programação, o Teatro Municipal Procópio Ferreira terá três palestras gratuitas abertas para o público na próxima quinta-feira (30), às 19h. Serão abordados temas como as mudanças climáticas (com secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha), turismo responsável (Bruno Tacon, do Projeto Mundo Sustentável) e formação de profissionais do turismo ao ecoturismo (Prof. Luiz Paulo Neves Nunes).

Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável

A Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável foi instituída pela Lei nº 4.410/2017. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Fábio Santos, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel de moradores e turistas nesse processo.

A programação está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Turismo com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Esportes e Lazer.

Confira a programação completa:

Domingo (26) – Abertura oficial

Retomada do Ecoturismo (canoa, caiaque e stand up)

Horário: a partir das 8h

Local: Praia do Guaiúba

Período de inscrição: 22 à 24 de setembro

Local de inscrição: Secretaria Municipal de Turismo

A Ilha de Guarujá possui duas APPs


Fonte: Assessoria