Seis cidades brasileiras concorrem ao título de Maravilhas da Natureza

As seis cidades brasileiras candidatas do titulo das Sete Maravilhas da Natureza estão em contagem regressiva. A escolha das novas sete maravilhas é promovida pela Fundação New 7 Wonders, fundação

As seis cidades brasileiras candidatas do titulo das Sete Maravilhas da Natureza estão em contagem regressiva. A escolha das novas sete maravilhas é promovida pela Fundação New 7 Wonders, fundação suíça que organizou a escolha das sete maravilhas do mundo, em 2007, na qual o Cristo Redentor no Rio de Janeiro foi eleito.

Dividida em duas etapas a eleição na primeira fase, com duração até 31 de dezembro de 2008, um júri de especialistas selecionará as 21 candidaturas finalistas. Na segunda fase, que começará em janeiro de 2009, as 21 maravilhas serão submetidas a voto popular para a etapa final. As vencedoras serão conhecidas até 2010.

As belezas brasileiras concorrentes ao título são Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu, Pantanal Matogrossense, Pão de Açúcar, Rio Amazonas e Lençóis Maranhenses.

Na América do Sul a Argentina também é forte candidata com a Montanha Fitz Roy (juntamente com Chile), Lago Nahuel Huapi, Geleiro Perito Moreno, Arquipelágo Terra do Fogo (juntamente com o Chile).

Campanha no Salão do Turismo

Foz do Iguaçu que participou com um estande no Salão do Turismo- Roteiros do Brasil, que aconteceu entre os 18 a 22 de junho, em São Paulo, investiu na campanha em prol do destino.

Uma equipe de profissionais distribuiu flyers, e fez um trabalho corpo a corpo para pedir o voto dos visitantes do Salão para as Cataratas. Durante os cinco dias do evento foram distribuídos mais de 120 mil flyers, e cada entrega foi feita de forma direta para que a pessoa compreenda o objetivo da campanha e faça seu voto.
 
O ministro de Turismo, Luiz Barreto, durante a mostra anunciou que vai votar oficialmente nas Cataratas do Iguaçu para ser uma das Novas Sete Maravilhas Natural do planeta. O anúncio foi feito durante a oficialização da parceria firmada entre Foz do Iguaçu e os demais atrativos turísticos brasileiros que participam do concurso da Fundação Suíça News7Wonders.

Em discurso, o ministro disse que a Amazônia é o principal foco de discussão do século, devido a grande importância da reserva, porém ressaltou que o concurso será fundamental para a divulgação dos destinos turísticos brasileiros."O concurso é uma grande oportunidade para divulgar todos os atrativos turísticos do Brasil, no mundo todo e o Ministério do Turismo apoio todas as candidaturas", declara Luiz Barreto.

Também no Salão do Turismo, a Amazônia lançou oficialmente sua candidatura para ser uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo. Sobre a candidatura da Amazônia o ministro do turismo, Luiz Barreto é enfático em dizer, "a candidatura da Amazônia faz com que a região norte como um todo tenho em mãos um turismo sustentável",ainda completa mencionando que chegou o momento da Amazônia trabalhar juntamente com a Embratur na divulgação do destino para o mundo.

A parceria entre os destinos visa fortalecer a campanha, não somente das Cataratas e Amazonas, mas também dos demais candidatos ao título. A partir do Salão, todos os destinos que participam do concurso serão colocados em ordem no site e todos serão votados, evitando que a pessoa vote em atrativos de outros paises e agilizando a votação.

Votação

A votação deverá ser feita através da internet, pelo site onde o visitante recebe orientações de como votar nas Cataratas do Iguaçu em oito idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e chinês).

A página contém ferramenta para votação, posição no ranking e conteúdos como a história das Cataratas, vídeos e fotos, notícias, informações sobre como visitar, além de depoimentos de personalidades como Bill Clinton e Francis Ford Coppola.