Segundo dia do Encatho é marcado por oficinas e reuniões

ABIH Nacional, Abrasel e hoteleiros catarinenses realizaram encontros para discutir ações do setor.

O Simpósio de Governança Hoteleira, realizado ontem e a primeira oficina do evento foram prestigiados por um grande público. Dentro do tema “Era da mobilidade digital – distribuição hoteleira”, Gustavo Syllos, profissional de marketing e vendas, falou sobre os meios de distribuição e afirmou que tecnologia é a chave para segurança e economia, e que portanto, deve-se investir. 

O foco da palestra foi um sistema de gerenciamento de venda online e fornecedor de conteúdo hoteleiro para agências e operadoras. Tratou também da importância de se fazer gestão de conteúdo e saber a necessidade de desenvolver cada mídia. Segundo ele, com a mobilidade e o acesso à internet o tempo todo houve mudança no comportamento de compra e agora a fidelização se dá por facilidade e não mais por marca.

Posteriormente o palestrante Milton Zuanazzi, diretor do SBTUR e ex-secretário Nacional de Políticas de Turismo falou sobre “Perspectivas do turismo nacional e catarinense”. Apresentou um panorama do setor atual e cenários futuros diante dos eventos internacionais que acontecerão e as mudanças econômicas pelas quais o país passa atualmente. 

Discorreu sobre a entrada de turistas em Santa Catarina, enfatizando os entraves, como infraestrutura de aeroportos, pontes, entre outros. Disse que é a grande hora de Santa Catarina e, é preciso prestar atenção e focar nos visitantes da América Latina para atingir a meta do Ministério de Turismo de receber 12 milhões de turistas estrangeiros.





 Simpósio de Governança Hoteleira

O primeiro palestrante do encontro,Helton Alcioní da Silva discorreu sobre atendimento e explicou que é melhor contratar o colaborador pelo perfil de atendimento ao cliente e depois treinar a parte técnica. Enfatizou que as reclamações do cliente são oportunidades de ouro para o aperfeiçoamento.

Após foi a vez de Maria Cristina de Carvalho e Silva - Gestão de Pessoas na Hotelaria, falar sobre Bourbon - um case de sucesso. "As empresas, para se tornarem competitivas e sustentáveis, necessitam de uma gestão adequada de seus talentos”, disse. Somente são capazes de gerar valor para os clientes, empresas que proporcionam um clima laboral positivo e entendam as necessidades de seus clientes internos. 

A Inovação no Ser Humano

A terceira oficina foi ministrada por Vanusa Cardoso, psicóloga, pós-graduada em Dinâmica de Grupos, Consultoria e Instrutoria Empresarial. Com a sala lotada, a consultora falou sobre a “Inovação no Ser Humano”. A palestra foi focada na área de Recursos Humanos mais especificamente no Desenvolvimento Humano (DH) cujas metas, ensinou, devem estar alinhadas com a missão, visão e valores da empresa, visando à máxima eficiência das ações. 

Ela aconselhou a todos conversar com o diretor de Recursos Humanos e atuar junto à diretoria e os gestores da empresa. Entre as práticas que devem ser adotadas para maior eficiência na área, ela aconselhou realizar visitas a outras empresas e conhecer suas práticas para ampliar a visão sobre as atividades desenvolvidas e também compartilhar conhecimento entre empresas, promover grupo de estudos presencial ou online.

Segundo Vanusa o DH é estratégico dentro de uma organização que pensa no futuro. É preciso ter visão de futuro, ter atitude e manter bons vínculos. Lembrou que competências podem ser desenvolvidas e indicou outras qualidades necessárias para atuar na área: foco, proatividade, transparência, comprometimento e clareza, entre outros. “O DH precisa falar a língua da diretoria”, acrescentou.


Fonte: Ascom