Uma nova interlocução foi estabelecida com as entidades, empresas e profissionais ligados direta e indiretamente ao setor, que resultou na criação do Fórum de Governança do Turismo. Além dessa integração, a SMTUR definiu políticas públicas para organizar e estruturar novos segmentos turísticos, e na estruturação interna da nova pasta, Porto Alegre passou a ser uma das poucas cidades no país a realizar concurso público para o ingresso de turismólogos em seu quadro de servidores.
Investimentos - Com a representatividade institucional e política dada ao setor, foi possível buscar recursos federais para investimentos no Turismo da cidade. Foi a primeira vez que Porto Alegre captou recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), num financiamento de 73 milhões de dólares para desenvolver as potencialidades da cidade para além do segmento de turismo de eventos e, com isso, aumentar a permanência do turista na cidade. Parte dos recursos começou a ser liberados pelo Ministério do Turismo, a título de contrapartida, já a partir de 2009, o que permitiu à SMTUR iniciar a contratação de projetos para melhorias e qualificação da infraestrutura e da oferta turística da capital.
Foi assim que começaram os investimentos em sinalização turística, uma carência histórica da cidade. A sinalização turística viária no Centro Histórico já está implantada e sinalização turística para pedestre na mesma região está em fase de conclusão, totalizando 201 placas de orientação e informação para visitantes somente nesta área da cidade. Outros projetos estão em andamento para levar sinalização a mais bairros turísticos, instalar pórticos de boas vindas nas principais entradas da cidade e criar rotas acessíveis no entorno dos principais atrativos turísticos. A Casa Mercosul do Turista, espaço diferenciado para recepcionar visitantes a ser implantado com a remodelação da sede atual da SMTUR, e o Bonde Histórico, cujo estudo de viabilidade ficará pronto em novembro, são dois outros investimentos programados.
Linha Turismo – Operado durante oito anos por um único veículo, o Linha Turismo, city tour oficial da cidade, recebeu um investimento de 1,4 milhão de reais da SMTUR e Carris na compra de dois novos ônibus de dois andares equipados com áudio individual para falantes de idiomas estrangeiros. Com a frota ampliada, em maio deste ano foi adotado um novo modelo operacional do serviço, com pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros. A oferta de passeios pelo Centro Histórico cresceu 374% em relação ao modelo anterior, e o fluxo de passageiros nesses seis meses de funcionamento do novo sistema cresceu 254% em relação ao mesmo período do ano passado, de 8.716 para 30.855 passageiros. Para dar mais qualidade ao serviço, a SMTUR programa a implantação de bilhetagem eletrônica.
Informação - Outro projeto em andamento, integrado à revitalização da área central da cidade, é a reforma total da estrutura do Centro de Informação Turística (CIT) Centro Histórico, instalado no Mercado Público. As cinco unidades do CIT que operam na cidade, que atendem em média, por mês, mais de 5 mil pessoas entre turistas e moradores, receberão terminais multimídia para acesso on line às informações turísticas e aquisição de bilhetes para o Linha Turismo.
Desenvolvido pela SMTUR, o www.portoalegre.travel é hoje portal do turismo da Capital que oferece, num mesmo endereço e em três idiomas, notícias e serviços atualizados de interesse de turistas como agenda cultural e de eventos, atrativos, roteiros e programas, espaços culturais e serviços turísticos, além da relação de hotéis, restaurantes, principais zonas de comércio e dicas do que visitar e fazer na noite porto-alegrense.
Segmentos - Lançado em 2005, a partir do apoio dado pela SMTUR a pequenos empreendedores rurais da Zona Sul, a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre já superou os 100 mil visitantes, muitos levados nos roteiros de fim de semana do programa Domingo no Campo. Caminhos Rurais foi premiado nacionalmente, entre outras cidades do país, como “atrativo turístico” pelo Ministério do Turismo.
O Turismo Náutico também foi impulsionado. A SMTUR estimulou a organização dos empreendedores do segmento na Associação do Turismo Náutico (Atun-RS), criada em 2008, e organizou a atividade com a Lei do Turismo Aquaviário, de 2010, já regulamentada. Hoje quatro embarcações estão certificadas com o Selo de Qualidade do Turismo Náutico por atenderem aos requisitos de padronização do serviço. Nos próximos dias começará a construção do Píer na orla de Ipanema, estimulando a atividade turística na região, ao mesmo tempo em que será incorporado à revitalização da Orla do Guaíba o projeto de um Terminal Turístico Fluvial.
Com a criação do Porto Alegre Health Care, primeiro cluster de Turismo Médico do país com gestão compartilhada entre área pública e privada, a capital gaúcha deu o passo inicial para se inserir no mercado internacional das viagens para tratamento de saúde, que movimentam milhões de pessoas no mundo. Na gestão do cluster estão os quatro principais hospitais do Estado, a SMTUR e a Federasul.
Qualificação - A Escola Social do Turismo criada pela SMTUR é outras iniciativa premiada nacionalmente, entre as cidades brasileiras, como caso de sucesso em “sustentabilidade social” pelo Ministério do Turismo. Tem como foco a sensibilização dos porto-alegrenses para o Turismo e a qualificação da informação turística para trabalhadores, profissionais e comunidade em geral. Os programas da Escola se iniciaram em 2007 e o mais recente são os cursos básicos de idiomas oferecidos gratuitamente desde setembro passado e que têm por base os Guias Básicos de Línguas produzidos pela própria SMTUR. Mais de 3 mil pessoas já participaram dos programas de qualificação.
Promoção - Divulgar e promover Porto Alegre como destino turístico no Brasil e exterior foi uma das tarefas assumidas pela SMTUR. A participação em feiras do setor foi ampliada e qualificada bem como foi adotada nova estratégia de promoção associada a importanters destinos turísticos da Serra Gaúcha, em especial Gramado e Bento Gonçalves. A SMTUR também investiu na realização de workshops para agentes de viagem e operadores em mercado nacionais e internacionais, desta vez potencializando os voos diretos que passaram a operar no Salgado Filho ligando a capital gaúcha a Europa e as Américas.
Turismo em números – Em 2011, a arrecadação de tributos municipais no Turismo foi de R$ 18,5 milhões, um aumento de 4% em relação a 2010. Já no primeiro quadrimestre de 2012, o crescimento foi de 7,93% na comparação com os mesmos meses de 2011. Estes e outros números do desempenho do setor passaram a ser conhecidos e divulgados de forma sistematizada com a criação Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre. Iniciativa da SMTUT, o BEMTUR é produzido a cada quatro meses consolidando dados sobre tributos, ocupação hoteleira, sua relação com os eventos, fluxo no Linha Turismo, no Aeroporto Salgado Filho, na Estação Rodoviária e nos Centros de Informação Turística. Os dados são fornecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda, Sindicato da Hotelaria e Gastronomia, Infraero, Porto Alegre Convention Bureau e a Veppo, concessionária da Estação Rodoviária da capital. A edição do 2º quadrimestre de 2012 já está em andamento.
Comentários