Secretaria apresenta projeto para turismo religioso no RS

O projeto apresentado pela Setur propõe o fortalecimento do segmento Turismo Religioso no Estado por meio da qualificação de seis eventos religiosos.
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes




A Secretaria de Turismo (Setur) apresentou ao governador Tarso Genro projeto para o desenvolvimento do Turismo Religioso no Rio Grande do Sul. "Nosso Estado possui forte influência religiosa e um sentimento profundo de identificação das comunidades com suas tradições. Assim, torna-se necessária a organização do potencial para o desenvolvimento de um produto diferenciado, capaz de atrair visitantes e incentivar o fluxo de peregrinação oriundo de diversas regiões", explica a titular da pasta, Abgail Pereira. Conforme dados do Ministério do Turismo, o turismo religioso é responsável pelo maior número de deslocamentos de brasileiros na atualidade.

O projeto apresentado pela Setur propõe o fortalecimento do segmento Turismo Religioso no Estado por meio da qualificação de seis eventos religiosos, selecionados segundo os critérios de reconhecimento popular, de singularidade, da diversidade cultural e também sob a ótica do sincretismo religioso e que, por sua relevância e valor intrínseco, sejam capazes de produzir estudos de casos a serem aplicados em outros produtos do segmento.

Conforme apontado no Plano de Marketing Turístico do Rio Grande do Sul, as festas gaúchas são um produto com grande potencialidade de atração e de consolidar fluxos turísticos significativos na sede e no entorno de onde ocorrem. Dentre os eventos, as manifestações religiosas possuem a capacidade de mobilizar dezenas de milhares de pessoas em atividades como: romarias, procissões, peregrinações, encenações, manifestações artísticas e populares e atos de devoção.

As festas selecionadas foram: Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre; Romaria Estadual da Medianeira, Padroeira do Estado, em Santa Maria; Devoção aos Mártires Padre Manuel Gonzales e Coroinha Adílio Daronch, que abrange os municípios de Nonoai e Três Passos; Festividades em louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Osório; Romaria a Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha; e Corpus Christi, em Rio Pardo e Santa Cruz do Sul.

Por determinação do governador, foi criado um Comitê Gestor, coordenado pela Setur e composto pela Assessoria Superior e secretarias de Cultura, e de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, para dar andamento ao tema.