Sebrae amplia participação no Salão do Turismo

“Pensamos em uma forma de atender os destinos que participaram dos encontros de negócios pré-agendados no ano passado, que se desenvolveram e aprimoraram como produtos turísticos”, explica a responsável pelos projetos de Turismo do Sebrae, Germana Magalhães.

O Sebrae ampliou sua atuação no 6º Salão de Turismo, evento que começa nesta quarta-feira (13), em São Paulo. Nesta edição, além de oferecer aos micro e pequenos empresários a possibilidade de interagir com operadores, as rodadas de negócios também contarão com estandes para comercialização ao público final.

Pensamos em uma forma de atender os destinos que participaram dos encontros de negócios pré-agendados no ano passado, que se desenvolveram e aprimoraram como produtos turísticos”, explica a responsável pelos projetos de Turismo do Sebrae, Germana Magalhães.

Entre eles, estão os que integram os projetos Economia da Experiência, Rede de Cooperação para Roteirização Turística e Aventura Segura. Todos são desenvolvidos pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo.

Na Economia da Experiência, o foco do negócio é gerar vivências únicas por meio da valorização da singularidade de cada destino, com a inovação de seus produtos turísticos. O Tour da Experiência é composto por cinco destinos brasileiros: Belém (PA), Bonito (MS), Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA) ─ que passa por Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte ─ e a Região da Uva e Vinhos (RS), que compreende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata, Cotiporã, Protásio Alves e Caxias do Sul.

O Roteiro da Uva e Vinho foi o precursor do Tour da Economia e serviu como piloto para a implantação do projeto nas outras regiões. Seguindo o conceito do “despertar dos sentidos”, cada destino buscou desenvolver produtos que trabalhassem a emoção dos viajantes. “O turista não quer ser mero expectador, mas sim participar do dia a dia do lugar. Todos os estabelecimentos e serviços integrantes do projeto ganharam importantes diferenciais. Aqui em Bonito, por exemplo, o visitante pode se hospedar em hotéis que oferecem suítes tematizadas”, explica Adelino Costa Marques, do Sebrae em Bonito, um dos gestores do projeto Tour da Experiência no município.

Segurança

Como o próprio nome indica, o Programa Aventura Segura tem como objetivo oferecer diversão com qualidade e garantia de que o serviço será prestado com profissionalismo. Desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, esse é o maior programa de fortalecimento, qualificação e certificação do segmento no país.

Atualmente, integram o programa empresas que atuam com turismo de aventura em 16 destinos turísticos, distribuídos em 13 estados brasileiros. Entre eles, Bonito e Serra da Bodoquena (MS), Chapada Diamantina (BA), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada dos Veadeiros (GO), Grande Florianópolis (SC), Brotas (SP), Serra do Cipó (MG), entre outros.

Os visitantes do 6º Salão de Turismo também poderão conhecer os 10 roteiros integrados, que fazem parte da Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, realizada pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo. Trata-se de roteiros turísticos que abrangem mais de uma unidade da federação e que são baseados na cooperação, associativismo, inclusão social e trabalho em redes.

Além de aproximar estados brasileiros, os roteiros também podem integrar diferentes países. É o caso do Iguassu-Misiones, um trajeto entre Argentina, Brasil e Paraguai, com nove locais tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Há ainda o Caminho Velho da Estrada Real (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro), a Civilização do Açúcar (Alagoas, Pernambuco, Paraíba), a Rota das Emoções (Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara), De Brasília à Chapada dos Veadeiros (Distrito Federal e Goiás), entre outros.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias