Sebrae/MT apoia reposicionamento de Nova Mutum

Município de Mato Grosso é apresentado como atrativo para empresários do trade turístico nacional como destino para o turismo agrotecnológico.

Destaque internacional pela produtividade no campo, Mato Grosso apresenta potencial para o turismo agrotecnológico. Propriedades rurais e agroindústrias de Nova Mutum recebem comitiva de 9 empresários, sendo 6 provenientes de São Paulo e do Paraná, que vêm ao Estado para conhecer como a inovação tecnológica reflete na capacidade de produção no campo e na indústria local e como esse diferencial pode ser convertido em atrativo turístico. As visitas acontecem por meio do Famtour Turismo Agrotecnológico, que será realizado a partir dessa quarta (28) até sexta-feira (30).

De acordo com a analista da unidade do Sebrae em Nova Mutum, Éricka Vasconcelos Albuquerque Azevedo, o Famtour é um evento determinante para o processo de comercialização e operação do turismo agrotecnológico da região. “Possibilita às agências de viagens especializadas conhecerem de fato o destino que está sendo ofertado, suas principais características e infraestrutura”, avalia.

A expectativa é surpreender o grupo de empresários que pretendem incluir Nova Mutum como destino para o turismo agrotecnológico ao demonstrar inovação, qualificação e expressividade na produção das fazendas e agroindústrias que serão visitadas durante o Famtour. O município busca o reposicionamento nesse nicho de mercado, já que em 2013 recebeu os primeiros grupos de turistas ligados à atividade agropecuária e à difusão de conhecimentos sobre inovação no campo e nas agroindústrias.

O potencial produtivo de Nova Mutum, resultante da vocação agrícola combinada ao uso de tecnologia de ponta, foi apresentado pelo Sebrae/MT em setembro deste ano, de 26 a 28, na ABAV Expo 2018. Atrativos naturais de Mato Grosso também foram divulgados no evento, com ênfase em Nobres como produto turístico.

Programação

O grupo de empresários do trade turístico nacional será recepcionado em Cuiabá na quarta-feira (28) e seguirá na quinta-feira (29) para Nova Mutum, onde conhecerão a fazenda Terra Santa Agro no período matutino. No restante do dia farão visitas técnicas às unidades industriais da Bunge e Kessbier Cervejaria. Para esta mesma data está programada visita ao Parque das Águas no município.

No dia seguinte (30) as visitas técnicas serão na Ideal Agro, na Fundação Mato Grosso e na unidade da BRF. As atividades na sexta-feira incluem, ainda, visita monitorada do grupo empresarial ao restaurante Costellas Beer.

Para encerrar o Famtour no sábado (1º), os empresários em visita a Mato Grosso conhecerão a rotina de produção industrial do frigorífico Excelência, onde haverá degustação de pratos à base de carne suína produzida pela empresa.

Fonte: assessoria