São Paulo terá eventos teste para estudar novas flexibilizações

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 19, que ampliará o horário de funcionamento e a ocupação máxima de estabelecimentos comerciais a partir de 1º de junho. Além disso, divulgou a vacinação contra a covid-19 para pessoas de 55 a 59 anos com início entre 1º a 20 de julho e datas estimadas para pessoas com deficiência permanente, comorbidades e profissionais de educação com 18 anos ou mais.
Governador de São Paulo João Dória

Durante a coleva, Doria anunciou a realização de eventos teste em ambientes controlados a partir de junho. Segundo a secretária estadual do Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a “força-tarefa” terá testagem rápida por antígeno (com resultado em cerca de 15 minutos), controle de público e acompanhamento dos participantes nas semanas seguintes.

Para entender com cautela e responsabilidade o que pode avançar nas próximas etapas”, explica. O modelo ainda está em desenvolvimento e será anunciado nas “próximas semanas”, com a realização prevista para ocorrer em parceria com a iniciativa privada.

A atual fase emergencial foi prorrogada até 31 de maio, mas a ocupação máxima permitida em igrejas, restaurantes, salões de beleza, academias de ginástica, espaços culturais e outros estabelecimentos comerciais e de serviços subirá de 30% para 40% a partir de segunda-feira, 24. No mês seguinte, de 1º a 15 de junho, o atendimento presencial nesses setores poderá ocorrer por uma hora a mais, até as 22 horas, e com ocupação máxima de 60%.

Doria chamou a mudança de uma “nova fase” da fase de transição. A partir de 1º de junho, o toque de recolher passará a valer entre as 22 e as 5 horas, diariamente.

O calendário deste mês prevê início da vacinação para pessoas com deficiência permanente e comorbidades de 45 a 49 anos em 21 de maio (cujo público estimado é 695 mil pessoas) e pessoas com deficiência permanente e comorbidades de 40 a 44 anos em 28 de maio (760 mil pessoas). As demais faixas etárias desses grupos prioritárias serão vacinadas em junho, conforme projeção estadual.

Neste momento, está ocorrendo a imunização de pessoas com comorbidades a partir de 50 anos, grávidas e puérpuras de 18 anos ou mais com comorbidades e motoristas e cobradores de ônibus. O governador destacou que a ampliação da vacinação dos profissionais de educação para a faixa etária de 18 anos a 46 anos ocorrerá de alguma data a ser definida entre 21 e 31 de julho, a fim de permitir um avanço nas aulas presenciais no segundo semestre.

Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, ressaltou que as estimativas dependem do cumprimento do calendário vacinal pelo Ministério da Saúde. “Nós precisamos dar celeridade a esse processo.”

Fonte: Istoé