São Paulo sedia sexta edição do Design Weekend

De 9 a 13 de agosto será realizada a sexta edição do Design Weekend! São Paulo – maior festival urbano da América Latina sobre o tema, que acontecerá em mais de 300 pontos da cidade de São Paulo com o intuito de disseminar a cultura do design e mostrar sua conexão com diversas áreas, como arquitetura, arte, inclusão social e inovação tecnológica.






O evento, que já se consolidou como um dos maiores festivais urbanos de design do mundo, atraindo turistas de outros estados e de vários países anualmente, nasceu em 2012, inspirado nas grandes semanas internacionais de design, como as de Milão e de Londres.

Para Lauro Andrade Filho, idealizador do DW!, "o objetivo é juntar o mundo criativo com o produtivo para estimular o setor e mostrar que o design está em todos os lugares e não é algo inalcançável".

Com participação garantida na programação, a biblioteca e centro de cultura e pesquisa Bibli-ASPA abrirá suas portas para o evento. No espaço, um casarão que mantém a estrutura arquitetônica da época de sua construção, no início do século XX, acontecerá, de 9 a 12 de agosto, das 13 às 21 horas, e no domingo (13), das 13 às 17 horas, a exposição de quadros "Encontros", sob a curadoria do artista plástico Cassiano Araújo, que englobará pinturas vindas diretamente de Moçambique.

O espaço é propício para sediar algumas das atividades do evento já que sua estrutura arquitetônica é a mesma do período de sua construção, no início dos anos 1900, sendo, portanto, uma ótima referência histórica de design e arquitetura do século passado.

Fachada do casarão da Bibli-ASPA

Acontecerá, também, no dia 11 de agosto, às 19 horas, a palestra "Caminhos da valorização cultural no Brasil - ações de inclusão", seguida de uma roda de debate. E no dia 12 de agosto, às 15 horas, será apresentado o tema "Caminhos da valorização cultural no Brasil - investimentos", com posterior discussão junto ao público.

O DW! também possui eventos paralelos simultâneos, como a High Design Expo, o Made, o Boomspdesign, a Modernos Eternos, o Greenbuilding Expo, o Conad – Congresso Nacional de Designers de Interiores e o Prêmio Salão Design (os três últimos integram a programação da High Design).

Os eventos acontecem em diferentes pontos da capital para envolver o maior número de pessoas, não apenas profissionais da área, mas também quem não entende muito sobre o assunto, mas tem interesse cultural ou intelectual.

Algumas regiões vão reunir mais ações, como Vila Madalena, Jardins, Pinheiros e avenida Paulista. Este ano o Tatuapé entra com tudo no mapa do DW!, com cinco pontos de atividades como aulas, cursos e exposições. "O bairro ainda tem poucos representantes, mas é nossa aposta para os próximos anos", diz Andrade Filho.

A alameda Gabriel Monteiro da Silva vai concentrar a maior quantidade de eventos, 51. Um dos destaques será a exposição "Alquimia", da marca de tapetes By Kamy, com 60 obras têxteis elaboradas pelos artistas brasileiros Patrícia Kattan, Marcelo Borges e Walter Goldfarb e pelo chinês Lin Le Cheng. Francesca Alzati, arquiteta da By Kamy, acredita que "é uma oportunidade de parar para propor conversas e filosofar. Nesse período, deixamos o dia a dia comercial e viramos galeria de arte".

Na zona sul, o destaque fica com o D&D Shopping, com uma exposição de 48 peças que integram a coleção do MoMA (Museu de Arte Moderna), de Nova York. Entre elas está a poltrona Mole, criada em 1957 pelo brasileiro Sérgio Rodrigues, e a cadeira Barcelona, de 1929, dos alemães Lilly Reich e Ludwig Mies van der Rohe. "São peças originais, relíquias, que ficarão expostas nos corredores. O público, que vê essas cadeiras em todos os lugares, poderá saber sobre a sua história", diz Angelo Derenze, diretor do D&D.

O shopping Cidade Jardim abrigará a feira Modernos Eternos, com 15 ambientes que misturam mobiliário e objetos atuais, vintage e de antiquários, todos à venda. "A ideia é combinar o design de todos os tempos. É o que há de mais atual na decoração, até pela questão da sustentabilidade", diz Sergio Zonabran, idealizador da mostra com Maria di Pace.

Instituição sem fins lucrativos, a Bibli-ASPA congrega pesquisadores e acadêmicos de mais de 40 países e realiza diversos projetos para toda a sociedade civil, como cursos, palestras, debates, exposições, mostras de cinema, teatro, música e dança, mas o destaque é o Programa para Refugiados, que atende cerca de 300 pessoas em situação de refúgio de mais de 40 nacionalidades, por semana. Esse programa inclui o ensino da língua portuguesa e cultura brasileira, dentre outras formações, e o oferecimento de alimentação, transporte, roupas, assistência jurídica e social, tradução de documentos e apoio para a inserção no mercado de trabalho e o acesso a serviços públicos. Tudo de forma totalmente gratuita para os refugiados.

Os estereótipos culturais e as representações politicamente motivadas sobre o mundo Árabe, a África e a América do Sul só podem ter seu efeito negativo contrabalançado pela produção constante de saberes acadêmicos, embasados em pesquisas empíricas de qualidade, bem como pela disponibilidade de textos representativos da produção cultural árabe, africana e sul-americana.

Assim, a Biblioteca/Centro de Pesquisa possui acervos bibliográficos especializados em temas árabes e africanos, no caso da América do Sul, e em temas sul-americanos, no caso do mundo árabe e África, que contemplam as principais áreas de conhecimento relacionadas às letras, artes e ciências sociais. Esses acervos poderão servir como base para o estudo e a pesquisa de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, diplomatas e demais interessados em adquirir conhecimento sobre a região.

Para saber mais sobre o festival, acesse o site. Em 1º de agosto será divulgada a programação completa.

Centro de cultura e pesquisa Bibli-ASPA participa do Design Weekend! 2017

Instituição sediará exposição "Encontros", com curadoria do artista Cassiano Araújo, e duas palestras sobre os caminhos da valorização cultural no Brasil.

SERVIÇO

Design Weekend 2017

Data: 11 de agosto, às 19 horas, e 12 de agosto, às 15 horas (palestras)

9 a 12 de agosto, das 13 às 21 horas (exposição)

13 de agosto, das 13 às 17 horas (exposição)

Local: Bibli-ASPA

Endereço: Rua Baronesa de Itu, 639 - Santa Cecília, São Paulo (SP)

Entrada: Gratuita

OUTROS LOCAIS

SENAC

Palestra dos arquitetos Marcio Kogan e Diana Radomysler

Rua Doutor Vila Nova, 228

Jardins

Mostras, lançamentos de produtos e intervenções

D&D Shopping

Exposição de coleção do MoMA e bota-fora de produtos

Pinheiros

A feira na Rosenbaum é o destaque, com criações de 32 designers e artistas

Tatuapé

Novidade deste ano, terá palestras, exposições e instalações

Istituto Europeo di Design

Cerca de 50 atrações, entre mostras e oficinas

Onde: Rua Maranhão, 617

EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas)

Exposição de Ronald Sasson

Onde: Rua Mourato Coelho, 1.404

Modernos eternos

Mostra com ambientes que unem antigo e novo

Onde: Shopping Cidade Jardim

Centro Universitário Belas Artes

Programação sobre inovação e empreendedorismo

Onde: Rua José Antônio Coelho, 879

Paulista

O destaque é o Viva Design, que conecta designers, indústria e marcas

Onde: Conjunto Nacional

Alameda Gabriel Monteiro da Silva

São 51 lojas com exposições, instalações, cursos e lançamentos de produtos

Escola Panamericana

Palestras e workshops sobre criatividade

Onde: Rua Groenlândia, 77

High Design Expo

Feira para profissionais do setor

Onde: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Vila Madalena

Intervenções artísticas, mostras e lançamentos de coleções assinadas em diversas lojas

BoomSPDesign

Fórum internacional de arquitetura, arte e design

Onde: lounge da Bienal, parque Ibirapuera

Made

Maior feira de design-arte do país

Onde: pavilhão da Bienal, parque Ibirapuera


Fonte: Assessoria