Em 2024, segundo dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), os eventos realizados na capital paulista movimentaram R$ 22,2 bilhões e geraram R$ 1,1 bilhão em Imposto sobre Serviços (ISS). Ainda segundo a entidade, a capital paulista sediou 5.262 eventos no ano anterior.
Estes valores representam uma alta de 42% sobre os R$ 15,6 bilhões movimentados em 2023, de acordo com a entidade. Esse salto significativo demonstra o fortalecimento da cidade como principal polo de negócios, turismo e cultura do Brasil. Com a retomada total das atividades presenciais e a crescente demanda por encontros corporativos, feiras e congressos, São Paulo vem se consolidando como um dos destinos mais dinâmicos da América Latina quando o assunto é eventos.
A diversidade de espaços, a infraestrutura robusta e a oferta de serviços qualificados têm sido fatores determinantes para atrair cada vez mais iniciativas de diferentes segmentos. O impacto positivo atinge não apenas o setor de eventos em si, mas toda a cadeia produtiva do turismo — incluindo hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local. Com esse ritmo acelerado, as expectativas para os próximos meses seguem otimistas, consolidando São Paulo como uma referência em eventos de todos os portes e perfis.
2025: inicio acelerado
Em 2025, o crescimento é acelerado no segmento de evento, segundo a VSPCB. No primeiro trimestre de 2025, foram 1.584 eventos, que movimentaram R$ 5,9 bilhões, um aumento de 110% em relação ao início do ano passado.
Em janeiro e fevereiro de 2025, segundo a Embratur, São Paulo recebeu quase 530 mil chegadas de turistas internacionais, número superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Toni Sando, presidente executivo do VSPCB afirma: "Os números comprovam a importância do setor de turismo, eventos e viagens na geração de novos negócios, emprego, renda, riqueza e oportunidades".
Os dados do VSPCB consideram atividades associativas, feiras e iniciativas de entretenimento. As estimativas utilizam, além do calendário de eventos próprio, dados da Embratur, da SPTuris e da Ubrafe.
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