Frente aos seus 12 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo recebe anualmente cerca de 15 milhões de visitantes. Metade é motivada por negócios e eventos. Neste contexto, um cenário vem se desenvolvendo ano a ano: o turismo de lazer, responsável por 25% dos turistas. Com o propósito de aumentar a relevância do mercado paulista, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 30, o projeto "São Paulo Una Ciudad Del Mundo".
O projeto teve início a partir de uma iniciativa da ABIH e do Visite São Paulo. Com o apoio de conteúdo do Instituto Brasileiro do Turismo - Embratur e o suporte técnico da São Paulo Turismo, a ação pode ser viabilizada. Na sequência, as secretarias municipais e estaduais de Turismo somaram apoio. Assim, nasceu a proposta de promoção de lazer da capital paulista em Buenos Aires, buscando aumentar o fluxo de turistas latino-americanos nos finais de semana. A Argentina é um dos principais emissores de visitantes para São Paulo.
Para tanto, o projeto promete a implementação de um ambiente no qual são exibidos filmes em 360, apresentando a cidade como uma grande metrópole das artes, cultura, moda, entretenimento, diversidade e gastronomia.
A escolha de direcionar, inicialmente, o projeto diretamente para a Argentina foi estratégica. A cidade de São Paulo recebe cerca de 15 milhões de visitantes por ano. Metade é motivada por negócios e eventos, mas o turismo de lazer vem crescendo e é responsável por 25% do fluxo. Em 2017, mais de 2,6 milhões de argentinos visitaram o Brasil, sendo que 86% vieram para lazer, principal foco da campanha. “Os argentinos já vêm a São Paulo para negócios ou para eventos específicos, como a Fórmula 1. A ideia é estimular também a demanda para permanência nos fins de semana para desfrutar das opções de lazer da cidade”, defendeu Bruno Omori, presidente da ABIH-SP.
Os filmes foram produzidos em 360 graus e a primeira ação da campanha acontecerá no Abasto Shopping, um dos principais da capital argentina, aonde será instalado o iLand, uma estrutura de 64 m² com 12 projetores especiais. O iLand tem capacidade para até 30 pessoas a cada sessão de 15 minutos, após a exibição haverá distribuição de material promocional após.
A campanha prosseguirá com um roadshow entre o trade brasileiro e operadoras argentinas para rodadas de negócios. “Nosso plano é agregar valor e sermos, de fato, embaixadores da cidade, independentemente do cenário político. Não é só porque São Paulo é conhecida como capital dos negócios que podemos ficar ’em berço esplêndido’. O trade paulistano está unido para novas ações, para lutar por melhorias no turismo local”, finalizou Toni Sando, presidente-executivo do SPCVB.
Também participaram do lançamento André Sanches, presidente da São Paulo Turismo, Orlando de Souza, presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Aristides Cury, presidente do Skal São Paulo, Rogério Hamam, ex-secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, e Sérgio Junqueira Arantes, diretor da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
CONFIRA VÍDEO DA CAMPANHA "São Paulo Una Ciudad Del Mundo"
Comentários