São Paulo Boat Show começa com a missão de trazer o Brasil para perto das águas

Motores elétricos, opções leves e compactas para veleiros, hidrojatos, estações portáteis de energia e painéis solares são algumas das centenas de opções de equipamentos oferecidos por renomados fabricantes durante o São Paulo Boat Show, que ocorre entre os dias 19 e 24 de setembro

Edição de 2024 do evento

Além da experiência de visitar inúmeras embarcações, de modelos compactos, passando por casas e carros em formato de barcos, jets, infláveis, pranchas, pontoons e lanchas de luxo, o São Paulo Boat Show, que começa nesta quinta-feira (19) e ocorre até a próxima terça-feira (24) no São Paulo Expo, trará muitas novidades em serviços técnicos e tecnologia embarcada. Entre as opções expostas no shopping náutico, destaque para a variedade de motores oferecidos por renomados fabricantes.

"Nossa missão é voltar as cidades para as águas. Isso é o que nos motiva, o desenvolvimento do turismo náutico que vai muito além de barcos, um setor que gera muitos empregos e renda para uma ampla cadeia e o Brasil pode se tornar um grande destaque mundial", disse Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica reforçando que apenas a indústria náutica emprega hoje no Brasil mais de 120 mil pessoas.

"É impressionante como o setor emprega, um barco de 70 pés equivale a uma obra de 13 andares no setor da construção civil”, complementou o presidente da Associação Náutica Acobar, Eduardo Colunna.

Dessa forma, as portas do São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina, abriram hoje às 15h para o público e o show segue até terça, 24, no São Paulo Expo. São mais de 170 embarcações para visitação e 50 lançamentos dos grandes nomes da náutica nacional e internacional, além de uma série de produtos, equipamentos, serviços e lazer para toda a família.

Além disso, nesta manhã que antecedeu a abertura, várias autoridades públicas de todo o país e exterior se reuniram durante o 9 Congresso Internacional Náutica para trazer projetos e discutir temas que envolvem o setor, com foco ao desenvolvimento econômico e pelo alto potencial que o Brasil possui para o lazer sobre as águas com 8,5 mil km de costa e 35 mil km de vias navegáveis interiores.

Entre os participantes do congresso, representantes dos estados da Bahia e do Paraná, que serão palcos das próximas edições do Boat Show, em novembro, foram destaques. A secretária de desenvolvimento econômico de Salvador Mila Paes destacou a importância do incentivo ao turismo náutico como o apoio a eventos do gênero, além de projetos em execução como o SAC Náutico, que simplifica a chegada de embarcações na cidade, e projetos futuros como a implantação de uma Marina Pública Municipal, já que acredita que a náutica pode ser uma grande potência para a economia.

"Eventos como o Salvador Boat Show, que será realizado pela primeira vez de 6 a 10 de novembro na Bahia Marina, contribuem para colocar a cidade dentro do protagonismo da náutica, é importante levarmos essa cultura para fomentar o setor. Tenho certeza que será o início de uma caminhada de muito sucesso”, disse Paes.

Outro ponto alto do congresso foi a presença do governador do Paraná Ratinho Junior que receberá no estado a segunda edição do Foz Internacional Boat Show, de 28 de novembro a 1 de dezembro em Foz do Iguaçu, no ICLI. Com projetos e iniciativas que envolvem o turismo náutico como destaques de seu governo, Ratinho Junior anunciou sobre a nova "BR do Mar" que, por meio de implantação de infraestrutura sustentável, criará um canal estabelecendo um “circuito náutico” que conectará Paranaguá, no Paraná, com Cananéia, em São Paulo, o que vai impactar em desenvolvimento do turismo, de vários setores relacionados e das comunidades ribeirinhas.

"Queremos criar um grande polo náutico no Paraná. Com estudos e iniciativas em andamento, o estado já se tornou o terceiro polo náutico do Brasil, com 100 mil embarcações, políticas de incentivo às indústrias náuticas e projetos de fortalecimento do turismo. Crescemos em 20% no turismo o ano passado e levamos essa experiência na náutica para outros setores. Os Boat Shows nos trazem novas experiências e informações para explorar o potencial náutico para a geração de riquezas e para o desenvolvimento sustentável”, destacou o Governador do Paraná.

Marcas

A japonesa Suzuki trará 12 modelos e 2 lançamentos de popa que vão dos 9 hp aos 325 hp, em versões de 2 a 4 tempos. A Mercury também promete impressionar os visitantes com uma gama de 15 motores, dos tipos centro-rabeta e de popa, para as diversas necessidades, incluindo os novos motores elétricos, além de alternativas leves e portáteis com avançados sistemas de injeção eletrônica de combustível. A Hidea, entre os 18 motores de 2hp a 130 hp expostos, trará inclusive opções de hidrojatos, recém-lançados no Brasil, ideais para águas rasas como, por exemplo, para regiões de floresta alagada ou baixios.

A Yamaha será mais uma grande atração em termos de diversidade de motores e, aliás, todos os visitantes do São Paulo Boat Show, ao preencherem um cupom na entrada do evento, irão concorrer ao sorteio de uma lancha Focker de 18 pés que já virá equipada com motor de popa de quatro tempos Yamaha F90C, com garantia de 5 anos e de ótimo desempenho. 

Quem também está confirmada é a japonesa Yanmar com 5 linhas de motores conhecidos pela segurança e desempenho. Entre os atrativos, está o 3JH40, de 40 cavalos, considerado o menor motor de veleiro com sistema de injeção common-rail do mundo. A mundialmente renomada Volvo Penta também encantará o público com seus motores e novidades, entre elas, sistema de propulsão feito especialmente para veleiros, o D1-30 Saildrive com Hélice Folding, hélice dobrável e que aumenta a eficiência e a performance em barcos de médio porte.

A renomada revendedora Marine Express terá equipamentos como: sistemas de controle, motores e estabilizadores. Outras revendedoras focadas em qualidade e inovação em peças e equipamentos, além de empresas serviços de reparos, limpeza e manutenção também estarão presentes como: Mar Boat, HR Náutica, Hydreco, Danimar, Amarelof, Electra, Marine Group, Ricci Boat, Radical Peças, Kamell e Projeto Sailing.

Quando o assunto é fabricação de laminados, um dos destaques fica por conta da Twiltex. Novidades em sistema de áudio serão trazidas pela MS Audio Brasil; enquanto a Elettromec trará opções de alta qualidade em termos de eletrodomésticos; a Akzo Nobel, de tintas, e a Qingdao Xspeed, de hélices. A Netuno será mais um atrativo com várias opções de geradores. Carretas para transporte de barcos serão produtos oferecidos pela Mineirinho. Sistemas de refrigeração e climatização serão destaques no estande da Flow Marine.

Controle automático de inclinação, carregadores de baterias, painel solar, câmeras com tela touch e módulos de automação, além de estabilizadores e dessalinizadores estão no hall de equipamentos disponibilizados no estande da Innova Marine. Para facilitar a vida dos navegadores, vale também conhecer o estande da Ecoflow com produtos portáteis como estações de energia, painéis solares, ares condicionados e refrigeradores.

Revestimentos de fácil instalação e durabilidade estarão disponíveis nos estandes da SITICO, Growdeck e Zimarine. A Mardek será mais um destaque em termos de pisos náuticos, enquanto a Agro Química trará soluções para estofamentos náuticos. A Kapazi também está confirmada com opções de alta qualidade de tapetes e capachos para o mundo náutico. O evento também trará alternativas que não agridem o meio ambiente e garantem proteção e o cuidado com itens submersos, no estande da empresa JRG Corp. Além de equipamentos, haverá opções de decoração náutica pela Bordado a Bordo e pelo designer Marco Quintas. A maior fabricante de píeres flutuantes do mundo, a Metalu, além da NTC trarão soluções em estruturas náuticas.

Serviço

Evento: São Paulo Boat Show

Data: 19 a 24 de setembro

Local: São Paulo Expo | Exhibition & Convention Center. Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04329-900

Investimento: R$ 100 + Taxas | Ingressos: www.ticket360.com.br/

Fonte: Assessoria