Sancionada lei que cria o Museu do Gaúcho na Capital

A sanção ocorreu no Centro Administrativo do Acampamento Farroupilha.
Sanção da Lei que institui o Museu do Gaúcho



O prefeito José Fortunati sancionou nesta terça-feira, 3, a lei que institui o Museu do Gaúcho na Capital. A iniciativa proposta pelo vereador Bernardino Vendrusculo foi aprovada pela Câmara Municipal em 29 de maio. A sanção ocorreu no Centro Administrativo do Acampamento Farroupilha.

De acordo com a proposta, o culto às tradições, à gastronomia e aos objetos e utensílios que retratam a história dos povos gaúchos terá uma estrutura específica, a fim de viabilizar a divulgação e a manutenção da história do povo do Rio Grande do Sul.

No texto, está prevista a criação de um conselho cultural para o Museu do Gaúcho, composto por Executivo, Legislativo, Brigada Militar, Polícia Civil, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Instituto Cavaleiros Farroupilha, Associação dos Piquetes do Rio Grande do Sul, Instituto Anita Garibaldi, Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul e Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos.

No Acampamento Farroupilha, o prefeito falou da importância do museu na valorização da cultura e dos costumes dos gaúchos. Parabenizou o vereador Bernardino, que juntamente com as entidades tradicionalistas, trabalham para fortalecer e valorizar a tradição do povo gaúcho. “O objetivo é reconhecer e criar um espaço qualificado da memória de nossa riqueza cultural, uma raiz perene para que todos possam se orgulhar da alma gaúcha”, destacou o secretário interino da Cultura, Vinícius Cáurio.

A implantação do museu depende ainda da instituição do conselho cultural. A expectativa é que este conselho elabore um estudo apontando locais que apresentam viabilidade para receber o Museu do Gaúcho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre