Salvador Destination agora é Visit Salvador Destination da Bahia

Evento no Wish Hotel da Bahia reuniu lideranças e destacou resultados que ampliaram o protagonismo da capital baiana no turismo de negócios
Salvador Destination agora é Visit Salvador Destination da Bahia

O tradicional Caruru da Salvador Destination, realizado no Wish Hotel da Bahia na última terça-feira (18), marcou o encerramento da gestão de quatro anos de Glicério Lemos. O encontro reuniu lideranças do trade turístico e autoridades para celebrar um ciclo que reposicionou Salvador como destino mais competitivo no mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e ampliou o protagonismo da capital baiana na agenda nacional de eventos.

Entre os resultados mais expressivos do período está a confirmação de mais de 80 congressos, responsáveis pela chegada de 200 mil turistas de eventos e pela movimentação de R$ 900 milhões na economia local. Fundada em 2014 e mantida por empresas de diversos segmentos do turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Salvador Destination atua para promover a capital baiana como destino de negócios e eventos.

Entre 2022 e 2025, Glicério Lemos intensificou o diálogo com tomadores de decisão, ampliou a presença institucional e qualificou o relacionamento com mercados emissores e com o setor produtivo. Nesse período, a Salvador Destination aproximou-se de dirigentes das principais entidades médicas do país — segmento que mais realiza congressos no Brasil — mobilizando mais de 170 profissionais. Também estreitou vínculos com 80 organizadores de eventos de Estados-chave, sobretudo São Paulo e Rio de Janeiro, além de estar presente em lançamentos, prospecções e defesas de candidaturas em cidades estratégicas do circuito nacional.

A entidade ainda promoveu press trips com jornalistas de grandes veículos, contribuindo para qualificar a narrativa sobre Salvador como destino preparado, competitivo e acolhedor. “Construímos pontes, abrimos portas e mostramos que Salvador tem condições reais de disputar — e conquistar — eventos relevantes. Nosso trabalho sempre esteve a serviço de um objetivo maior: fazer a cidade avançar”, afirmou Lemos.

Outro marco da gestão foi a mudança de nome da instituição, que passa a se chamar, a partir de agora, Visit Salvador Destination da Bahia. A atualização segue uma tendência global de branding adotada por grandes bureaus ao redor do mundo, aproximando a entidade dos padrões internacionais de promoção turística e fortalecendo a identidade de Salvador como destino global.

Ao concluir seu ciclo, Glicério Lemos deixa um legado de articulação e fortalecimento da governança do turismo de negócios, consolidando bases sólidas para os próximos anos. No dia 15 de dezembro, a Visit Salvador Destination da Bahia elegerá sua nova liderança, que assumirá a entidade no início de 2026.