Salão de Enoturismo será lançado durante a Fenachamp

Ibravin apresentará o espaço segmentado do Festuris no próximo dia 11.
Salão de Enoturismo durante sua primeira edição, no Festuris 2012





Uma das marcas do Festival do Turismo de Gramado é a organização da feira por segmentos, o que fortalece a realização dos negócios entre os profissionais participantes. E um dos espaços que se destaca é o Salão do Enoturismo, que chega à segunda edição e será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (11), durante a Festa da Champanha (Fenachamp). O salão, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e apresentado em Garibaldi pelo diretor-executivo da entidade, Carlos Raimundo Paviani contará com expositores específicos do setor, além de painéis explicativos sobre o tema.

O acordo foi firmado após visita da diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi e da gerente comercial do evento, Rose Ott, à secretária do Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, no último dia 19. Elas definiram detalhes do salão e do lançamento, além de conferirem o local de realização da festa.

Para Paviani, o Festuris é uma oportunidade única para divulgar o setor: “Nossa expectativa é que o Salão de Enoturismo no Festival do Turismo seja, mais uma vez, uma plataforma importante para a promoção dos diversos destinos de enoturismo que temos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Cada vez é maior o interesse por vinhos e pelo processo de produção de uvas e vinho. Por isso, o enoturismo transforma-se em importante ferramenta para construção da imagem, pois permite aos visitantes vivenciar experiências e, para as vinícolas, transforma-se num canal de comercialização direta dos produtos vitivinícolas, do suco de uva aos vinhos e espumantes”, lembrou.

Carlos Pavianai, diretor-executivo do Ibravin



Já a secretária Ivane Fávero lembra da importância do governo do Estado, do Ibravin e da empresa promotora do evento como grandes responsáveis pelo aumento de turistas na região: “A Fenachamp tem a honra de receber o lançamento do Salão de Enoturismo, importante segmento do Festival de Turismo de Gramado. A consolidação do Rio Grande do Sul como um dos principais destinos enoturísticos do Brasil e do mundo passa pelo trabalho realizado pela Marta Rossi & Silvia Zorzanello, juntamente com o governo do Estado e o Ibravin, no sentido de termos um espaço destinado à promoção deste segmento do turismo que tanto identifica nossa região". Segundo Ivane, a proximidade da Fenachamp com o Festuris enriquece o evento, dirigindo-se ao trade turístico estadual. "Em novembro participaremos do Salão do Enoturismo, divulgando a Rota dos Espumantes e a Estrada do Sabor. O lançamento do Salão de Enoturismo na Fenachamp faz com que o Festuris se aproxime das vinícolas que recebem turistas e das rotas enoturísticas, que estarão expondo no evento mais festivo do setor."

FENACHAMP

Com mais de 30 anos de história, a Festa Nacional do Champanha (Fenachamp) apresenta sua 12ª edição. Com sede em Garibaldi, a Fenachamp promove apresentações artísticas em todos os horários de funcionamento da festa. Além disso, também oferece aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo do mesmo. Também são realizados cursos de gastronomia, onde o principal ingrediente do prato culinário é o espumante. Em 2011, durante os 14 dias do evento, foram totalizados 70.598 visitantes e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. Neste ano, a festa ocorrerá de 3 a 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.

Fonte: Assessoria de Imprensa