SYMPLA amplia parceria com GOOGLE e aprimora ferramentas para análise de dados de eventos

A SYMPLA realizou esta semana o Symplifique Google, onde comunicou mais quatro integrações com o GOOGLE: Login com a conta Google; Google Pay; Google Wallet; Google Analitics.

A Sympla, uma das principais plataformas de venda de ingressos online do país, anunciou esta semana durante a mais recente edição do Symplifique Google, evento realizado periodicamente pela plataforma, com objetivo de abastecer sua cadeia de parceiros com novidades e informações detalhadas de novas tecnologias e ferramentas disponibilizadas pela ticketeira.

Com o anúncio desta semana, a Sympla passa a ser a única empresa na América Latina a integrar quatro APIs do Google no processo de vendas de ingressos: Login com a conta Google; Google Pay; Google Wallet; e Google Analitics.

As três primeiras funcionalidades facilitam a experiência dos usuários na aquisição de ingressos. Com o SSO-Single Sign-On é possível fazer login na plataforma da Sympla com os dados da Conta Google do Usuário de forma rápida. A funcionalidade diminui os pontos de fricção, pois facilita a localização do ingresso e evita a perda de tempo recuperando a senha de login.

Já o Google Pay, possibilita ao consumidor utilizar os meios de pagamento registrados na carteira digital da empresa de tecnologia para realizar a compra de ingressos na Sympla. Após a compra, o usuário também tem opção de puxar o ingresso para a carteira digital do Google, a terceira funcionalidade, facilitando sua organização e localização.

FERRAMENTAS APRIMORADAS PARA EVENTOS
A quarta funcionalidade anunciada durante o Symplifique é talvez a que mais interesse diretamente aos promotores de eventos, que utilizam a plataforma como parceira na divulgação e comercialização de tickets: a integração da plataforma Sympla com o novo Google Analytics 4, que permite aos produtores acompanhar as vendas de seu evento em tempo real, descobrir o número de visitantes na página do ingresso e sua origem, entre outras informações. Assim é possível analisar de onde veio a conversão, gerando clareza para o organizador acerca do desempenho dos canais de vendas para sua otimização.

Ana Carolina Carneiro, Gerente de Produtos da Sympla

De acordo com Ana Carolina Carneiro, Gerente de Produtos da Sympla, a integração é uma forma de equipar os produtores com dados relevantes para o seu negócio. “A Sympla é uma plataforma de gestão de eventos e atua como facilitadora. O que nós queremos é apoiar nossos organizadores, fornecendo insights para uma decisão informada”, explica.De acordo com Ana Carolina Carneiro, Gerente de Produtos da companhia, a integração é uma forma de equipar os produtores com dados relevantes para o seu negócio. “A Sympla é uma plataforma de gestão de eventos e atua como facilitadora. O que nós queremos é apoiar nossos organizadores, fornecendo insights para uma decisão informada”, explica.

BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO
À frente da área de Inteligência de Dados da Sympla, Henrique Corrêa, aponta para a importância do GA4 para a divulgação dos eventos. "É que as informações computadas pela ferramenta ajudarão o gestor de eventos a investir de forma inteligente em suas campanhas de marketing"

Entenda o porquê a partir dos principais benefícios:

  • Acompanhar a conversão: a ferramenta permite que você tenha clareza em relação à origem daquela conversão, cruzando informações como dispositivo utilizado e até o horário.
  • Analisar o funil: é possível acompanhar a jornada de compra de ponta a ponta, conhecendo os caminhos e navegação, as origens de tráfego e o comportamento dos usuários.
  • Segmentar os usuários: o GA4 permite a aplicação de segmentos e filtros com base em localização, comportamento e interações. Assim, você pode identificar os usuários mais engajados.
  • Otimizar campanhas: a partir de todos os dados disponíveis no GA4, você será capaz de se planejar para melhorar a performance das campanhas. Será possível perceber, por exemplo, quais horários têm menos conversão ou, ainda, identificar qual praça tem um melhor volume de conversões.

Com essas informações, o gestor do evento será capaz de otimizar seu orçamento de marketing, priorizando os investimentos voltados para usuários mais propensos a converter, por exemplo. Henrique Corrêa ilustra esse cenário: “É como se, em vez de gastar 100 reais para trazer 10 mil participantes, eu gastasse apenas 50 para trazer o mesmo público”, exemplifica.

Henrique Corrêa, responsável pela área de Inteligência de Dados da Sympla

Lucas Rocha, Analista de Mídias Digitais do Vivo Rio, explica que já fez a integração e tem analisado os números das páginas por meio do GA4. O objetivo, no entanto, é justamente utilizar a ferramenta nas campanhas de marketing digital da casa de shows: “A intenção é usar os dados mais pra frente e construir públicos otimizados nas campanhas do ads”, conta.

GA4 E EVENTOS COM LUGARES MARCADOS
Os eventos que contam com assentos marcados em diferentes setores, muitas vezes, recebem públicos distintos. Pensando nisso, a integração entre Sympla e GA4 permite a analise do comportamento da audiência de acordo com o tipo de pedido.

Com informações como canal, horário, dispositivo e pedido ou ingresso, o gestor é capaz de se comunicar de forma personalizada, falando com cada audiência. Henrique Côrrea explica: “o produtor consegue falar com o camarote de uma maneira e com o VIP de outra, por exemplo”.

Confira abaixo o vídeo do Symplifique Google, com os detalhes de cada uma das novidades anunciadas pela Sympla.