SP: Sebrae incentiva projetos Ecoturísticos

O Ecoturismo tem tido um crescimento expressivo,em São Paulo, enquanto o turismo cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce mais de 20%. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas no Brasil pratiquem, por ano, o ecoturismo, que deve empregar cerca de 30 mil pessoas, através de, no mínimo, 5 mil empresas e instituições privadas.

Em geral, dentre as áreas protegidas estão os Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, as Florestas Nacionais e as Áreas de Proteção Ambiental (APA), são áreas escolhidas para a prática do ecoturismo.

Para o incentivo de ações voltadas ao Ecoturismo, o Sebrae em São Paulo participa de Projetos de Roteiros Ecoturísticos, com o intuito de utilizar de forma sustentável o patrimônio natural. “Há uma crescente demanda para o consumo de roteiros de ecoturismo e, como conseqüência, a necessidade de um maior profissionalismo no setor. A capacitação de empresários que atuam nesta área é fundamental, uma vez que o prepara para atuar no mundo real, onde a gestão empresarial eficiente de seu negócio passa a ser um diferencial competitivo de mercado”, diz Ary Scapin, consultor do Sebrae/SP.

O projeto consiste na união na implantação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), para a exploração do Ecoturismo Sustentável no Município de São Lourenço da Serra, em São Paulo.O Sebrae/SP atua neste projeto com capacitação através de cursos voltados ao empreendedorismo e cooperativismo.