O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa tem por objetivo identificar, disseminar e fomentar oportunidades de negócios para empreendedores de pequenos negócios, por meio de processos integrados de Inteligência Competitiva (IC). Com o auxílio da Knowtec, empresa catarinense especializada na concepção e implementação de Sistemas de IC e de Gestão do Conhecimento, e pioneira no Brasil em inteligência setorial, estão sendo divulgados relatórios analíticos, com informações e orientações que permitam aos Pequenos Negócios a viabilização das oportunidades.
O Programa SEBRAE 2014 é realizado, especialmente, nas 12 cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Porém, pequenos negócios de qualquer cidade do Brasil podem ter acesso às informações divulgadas pelo SEBRAE, no portal www.sebrae2014.com.br.
O programa começou em 2010, quando as oportunidades foram identificadas após um estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quase 930 opções foram levantadas nas 12 cidades-sede, assim como os requisitos que as empresas precisam para conseguir comercializar produtos e serviços com foco nessas características.
Com base no estudo, foram priorizados 10 segmentos com mais possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do Mundo; são eles: turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços, artesanato, construção civil, madeira e móveis, tecnologia da informação e comunicação, agronegócios e moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).
Cases à vista
A Pastelaria Bom Sabor, de Toledo (PR), estuda novos modelos de negócio para atrair turistas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. O desenvolvimento de novos produtos, o treinamento de pessoal, a reformulação do espaço físico da loja, o aumento da eficiência nos fluxos operacionais e a criação de filiais estão entre as principais estratégias estudadas. Uma ação importante, já testada, é a comercialização de pastéis com desenhos e cores que lembram bandeiras dos países que participarão do mundial.
Já o Hostel Lar Solar Gragoatá, de Niterói (RJ), saiu na frente, investindo na estrutura do lugar, para atrair mais hóspedes. O negócio, que era voltado apenas para hospedagem de estudantes, tornou-se um empreendimento qualificado para turistas. A equipe recebeu capacitação e foi contratada uma recepcionista que fala inglês, francês e espanhol. A proprietária Vanessa Lopes Dias conta que planejava recuperar o investimento em dois anos, mas, com as reformas, ganhou hóspedes inesperados, que podem diminuir esse prazo. “Outro indicador importante é que fazemos parte dos guias internacionais de hostel e albergues. Gostei muito da proposta de qualificação do Sebrae 2014. Já aprendi muito e pretendo permanecer no programa”, afirma a empresária.
Em Salvador, as vendedoras de acarajé estão aprendendo inglês, de olho na clientela estrangeira. Júlia Souza, baiana que tem seu tabuleiro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador, está entre as participantes do curso oferecido pelo Programa de Qualificação Profissional, parceria entre o Sebrae na Bahia e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014. As aulas foram elaboradas de acordo com as reais necessidades delas, utilizando recursos multimídias e encenações de situações cotidianas. Por estar localizada em um ponto turístico, Júlia Souza diz que o curso foi de grande importância para torná-la capaz de entender e responder aos turistas. “Foi difícil no início, porque nunca tinha feito um curso de inglês. Mas tivemos uma professora que soube contornar as dificuldades da turma”, explica. A meta do Projeto Copa 2014 na Bahia é capacitar 600 vendedores ambulantes e 210 baianas de acarajé, no período de abril a novembro.
Entenda melhor
Inteligência Competitiva nada mais é que um processo sistemático que permite a criação de conhecimento estratégico, a partir do planejamento, coleta, análise, síntese e disseminação de informações estratégicas sobre concorrentes, clientes, fornecedores e do ambiente competitivo em geral, para apoiar a tomada de decisão organizacional.
O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa SEBRAE 2014, desenvolvido pela Knowtec, é composto por sete produtos; são eles:
Alertas: Texto curto sobre novidades importantes para o setor específico, enviados por e-mail ou SMS aos interessados cadastrados.
Clipping de notícias: Conjunto sintetizado de notícias coletadas e enviadas sobre as oportunidades da Copa para Pequenos Negócios, organizados pelos setores priorizados e pelas cidades-sede.
Cases: Relatório com resultados de monitoramento de casos de Pequenos Negócios que conseguiram fechar contratos com grandes demandantes da Copa ou que estão se preparando (com evidências e sucesso) para aproveitar as oportunidades da Copa.
Lista de licitações: Serviço que identifica e disponibiliza oportunidades de licitações, compras governamentais e contratos privados que estejam abertos para novas candidaturas.
Boletins setoriais: Boletins editados com análises aprofundadas sobre as tendências e movimentos significativos de cada setor contemplado no Programa Sebrae 2014.
Cenários e projeções estratégicas: Relatórios analíticos com potencial de mercado por setor e função em cada cidade-sede, para os períodos: pré-Copa, durante e pós-Copa, eventualmente apontando para os jogos Olímpicos de 2016.
Respostas técnicas: Serviço de resposta a demandas ad-hoc que podem ser solicitadas por qualquer gestor do Programa Sebrae 2014.
No site www.segmentos.sebrae2014.com.br, é possível acessar todos os produtos, resultados e análises dos 10 segmentos com mais possibilidades de geração de negócios.
Knowtec
Especializada na concepção e implementação de Sistemas de Inteligência Competitiva e de Gestão do Conhecimento, há 12 anos no mercado, a Knowtec (www.knowtec.com) é pioneira no Brasil em inteligência setorial apresentando sempre soluções personalizadas e inovadoras para seus clientes, deixando-os em posição vantajosa em relação aos concorrentes. Com sede em Florianópolis, Brasília e São Paulo, a Knowtec integra o DOT Digital Group, atuando tanto no Brasil quanto no exterior.
Comentários