Roteiros gaúchos e o incremento do turismo

Novas rotas são lançadas com o objetivo de incrementar a atividade no estado. Os atrativos são os mais variados possíveis.
Quintais Cambará, na Rota Encantos de Eulália



Resultado de um trabalho que iniciou em 2009, a Rota Rural Encantos de Eulália foi um dos destinos gaúchos de destaque apresentado pelo secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Duarte, no Festuris deste ano. Reunindo 11 empreendimentos, sua consolidação só foi possível graças a dedicação e o esforço conjunto da comunidade, poder público e Sebrae.

Segundo a presidente da Associação Turística Linha Eulália, Aldiane Bianchi Meggiolaro, a rota surgiu da possibilidade de desenvolver o turismo. Aproveitando também as potencialidades do local, a exemplo das belas paisagens, comércio de produtos (sucos, vinho e artesanato), hospedagem, espaço para eventos, patrimônio histórico local, gastronomia com identidade, museu e lazer.

Empório Nona Doselina


O Festuris marcou ainda o lançamento de dois novos roteiros de enoturismo: Compassos da Mérica, Mérica, em Flores da Cunha, e Caminho do Moscatel, em Farroupilha. No primeiro, os turistas conhecem a rotina e o cotidiano das famílias nas propriedades rurais, vivenciam a experiência na produção da uva e do vinho colonial. O nome é inspirado na letra da canção La Mérica, de Angelo Giusti, o hino oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

O segundo roteiro, como o próprio nome sugere, é uma imersão pelo mundo da uva moscato. O município é o maior produtor nacional da variedade vinífera utilizada para a elaboração de vinhos, frisantes e espumantes de excelência. O atrativo é composto por 12 vinícolas, integrantes da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). O turista conhece a história da vitivinicultura no local que foi o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Joias e lingeries

Com uma identidade empreendedora muito forte, Guaporé valoriza a herança deixada pela cultura de imigração fortalecida pelo espírito criativo de sua comunidade. Essa habilidade de ver e avaliar oportunidades tem colocado o município em lugar de destaque nos diversos segmentos turísticos disponíveis. Entre eles, o turismo de compras sendo que os produtos fabricados na região são essencialmente joias e lingerie.

Neste segmento, o município dispõe de mais de 300 indústrias, incluindo praia e fitness, em mais de 90 pontos de venda. Já um atrativo no turismo religioso é a visita às antigas capelas e capitéis. Entre os locais de destaque no interior do município está o centenário Moinho Ortolan, que ainda mantém seu funcionamento ao lado de uma ferraria que fabrica facas e instrumentos agrícolas a mais de 50 anos.

A secretária de Turismo de Guaporé, Luciane Faccio afirma que o município vem trabalhando juntamente com o Contur para traçar a Rota das Paixões, englobando os atrativos de compras e rural. “Nossa primeira ação será o de confeccionar o material de divulgação. No primeiro trimestre de 2014 vamos intensificar a sinalização turística, o embelezamento da cidade e a realização de cursos pelo Sebrae”, informa ela.

Secretária de Turismo de Guaporé, Luciane Faccio