Roteiros autoguiados prometem conquistar os turistas em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, lançou quatro roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do município.



Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado, foi inspirado em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha, onde existem milhares de quilômetros de trilhas sinalizadas para caminhada e cicloturismo. Os roteiros Mallakoff, Imperial, das Colônias e Pinhal Alto compreendem a nova proposta turística de Nova Petrópolis. Nestes roteiros o ecoturista tem toda a sinalização dos caminhos a percorrer, assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades de cada um. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades específicas.

Em um guia impresso, o ecoturista tem um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distâncias a percorrer. No documento constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora e fauna possíveis de serem contempladas. Os guias estarão disponíveis aos turistas no Parque Aldeia do Imigrante, Torre de Informações Turísticas e locais especializados em ecoturismo, como lojas e associações.

“Esta nova proposta turística é uma iniciativa da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. A intenção é conquistar novos turistas, atender a uma demanda crescente no turismo brasileiro e fazer com que o visitante permaneça na cidade”, explicou o diretor de atrativos turísticos da secretaria municipal de Turismo, Márcio Link.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Daniel Sampaio Camargo, salienta que Nova Petrópolis possui paisagens exuberantes e natureza farta. “Podemos explorar corretamente e responsavelmente o que nossa geografia e natureza oferecem. O projeto irá valorizar as belezas no nosso interior e incrementar significativamente o turismo de aventura na Serra Gaúcha. As expectativas são excelentes”, declarou Camargo.

Confira os roteiros:

Roteiro Mallakoff: São três opções de trajeto com 21,7km, 13,2km, 7Km, sendo que os três se caracterizam por não terem grandes declividades e serem de média dificuldade. O ponto alto do roteiro é o Morro Mallakofff com suas grandes paredes de basalto e as belas paisagens do Vale do Rio Caí.

Roteiro Imperial: Inicia na Praça Padre Amstad na Linha Imperial, berço do Cooperativismo de Crédito em Nova Petrópolis. Tem um trajeto de 15,8km onde se destacam o Pinheiro Multissecular as paisagens das pequenas propriedades rurais, além das várias montanhas e vales que compõem o cenário. Oferece grau de dificuldade médio devido a um grande aclive no roteiro.

Roteiro das Colônias: São duas opções de roteiros, um com 10km e outro com 23,5km. Começando na Linha Imperial o roteiro passa por pequenas propriedades rurais, igrejas históricas, casas enxaimel. O roteiro é de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes que por outro lado possibilitam que as paisagens dos vales e montanhas sejam magníficas.

Roteiro Pinhal Alto: O Pinhal Alto foi colonizado a partir de 1850 por imigrantes alemães que deixaram um grande legado para esta localidade de Nova Petrópolis. As propriedades rurais, o Tannenwald (Mata de Araucárias), os inúmeros caminhos são o cenário para os dois roteiros de 11,4km e 5,2km pelas encostas do Pinhal Alto onde se destacam a flora e os mirantes dos vales da região. Roteiros de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes.

A paisagem do interior de Nova Petrópolis se destaca pelas pequenas propriedades rurais, casas históricas, florestas, montanhas e cachoeiras. Para os aventureiros radicais é possível fazer escaladas e rapel. Mais informações pelo e-mail promocao@novapetropolis.rs.gov.br; fone (54) 3281-1222; Facebook - roteiros.paisagens ou pelo site www.novapetropolis.rs.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Nova Petrópolis