Rio de Janeiro têm hotelaria aquecida para o primeiro semestre de 2025

Fevereiro foi um mês de hotéis cheios no estado carioca, e o carnaval intensifica o feito
Alfredo Lopes, presidente de HotéisRIO

O Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) divulgam nesta sexta-feira, dia 28, suas pesquisas de ocupação hoteleira para o período do Carnaval. Tanto na capital quanto no interior os números são melhores do que no ano passado.

A terceira e última prévia de ocupação para a capital (período de 1º a 4 de março de 2025) apresenta uma média geral de ocupação de 95,51%. Houve uma significativa melhora em comparação com 2024, quando a média ficou em 80,18%. A pesquisa do HotéisRIO para a capital fluminense mostra que o Centro é a região com a maior taxa de ocupação (97,51%), seguido de Flamengo/Botafogo (96,83%), Leme/ Copacabana (96,48%), Ipanema/Leblon (95,05%) e São Conrado/Barra da Tijuca (93,60%).

No interior, a pesquisa da ABIH-RJ para o período de 1º a 5 de março de 2025 apurou que, a dois dias do início da festa, a ocupação também está alta: a média apurada está em 85,19%, também acima do número de 2024, que ficou em 81,24%. O município de Miguel Pereira apresenta a maior média de ocupação, com 93,80%, seguido por Arraial do Cabo (93,70%), Cabo Frio (92,20%), Angra dos Reis (90,50%), Teresópolis (89,60%), Nova Friburgo (85,40%), Vassouras (84,30%), Valença/ Conservatória (84,10%), Petrópolis (83,60%), Armação dos Búzios (82,70%), Rio das Ostras (80,20%), Paraty (79,60%), Itatiaia/ Penedo (77,50%) e Macaé (75,50%).

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, saudou os bons resultados: “Chegou o momento da principal festa da cidade do Rio. Os visitantes que vierem para curtir a folia momesca carioca terão o que de melhor a cidade tem a oferecer – praia, sol, samba, ambiente amigável e a mundialmente conhecida hospitalidade carioca. Isso tudo resulta em hotéis cheios e bons resultados para a cadeia do turismo – bares, restaurantes e shoppings -, com benefícios para a arrecadação da cidade”.

Rock e torneio de tênis animam a hotelaria em fevereiro

A ocupação hoteleira no Rio de Janeiro está em alta desde meados de fevereiro, graças ao show do cantor Sting e do Rio Open de Tennis, de acordo com pesquisas realizadas pelo HotéisRIO, divulgadas no dia 13/02. O britânico Sting, ex-líder da banda The Police, que marcou época nos anos 1980, se apresentou na Farmasi Arena no dia 14/02. A pesquisa aponta que a média na cidade ficou em 77,74%. A região de Copacabana/Leme aparece na dianteira com 95,27%, seguida de Ipanema/Leblon (81,62%) Barra/Recreio/São Conrado, com 80,03%, e Flamengo/Botafogo (72,42).

As tenistas de primeira linha no Rio Open de Tennis, entre 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea também não ficaram para trás. A média na cidade ficou em 71,51%, com destaque para a região de Copacabana/Leme, com 86,24%, seguida de Ipanema/Leblon (82,26%) Barra/Recreio/São Conrado (72,97%), e Flamengo/Botafogo (65,74%).

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, acredita que shows e eventos esportivos são importantes para atrair visitantes e movimentar a economia do Rio. “O ano de 2025 começa com perspectivas bem otimistas de acordo com as pesquisas de ocupação hoteleira de HotéisRIO para o período desses eventos. Um calendário divulgado com antecedência é essencial na preparação de roteiros pelos viajantes que gera um fluxo contínuo de turistas e traz benefícios para diversos segmentos de nossa cidade, como hotéis, restaurantes e shoppings”, afirmou.

Dia do Trabalhador e Lady Gaga já apresentam crescente ocupação hoteleira

Na última segunda-feira, dia 24, foi anunciada a 1ª prévia da pesquisa de ocupação para o período do feriado do Dia do Trabalhador (01/05) e os shows de Lady Gaga e Simple Minds (03/05). Apesar de ainda estarmos em fevereiro, o período já apresenta demanda crescente, com 55,09% de ocupação.

A região de Copacabana/Leme (65,11%) é a mais procurada. Barra da Tijuca/ São Conrado (52,90%) está praticamente empatada com Ipanema/ Leblon (52,79%). Depois vêm Flamengo/ Botafogo (50,42%) e Centro (42,09%).

Para Alfredo Lopes, a estratégia de trazer grandes shows no mês de maio é acertada. “Já tivemos Madonna no ano passado, e agora teremos Lady Gaga. Esses grandes eventos trazem benefícios para a cidade, não apenas para em aspectos tangíveis, como negócios, compras, restaurantes e shoppings, mas principalmente em termos de imagem”, conclui.