Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Festival Ópera na Tela

A mostra exibe as melhores produções das temporadas europeias recentes com sessões ao ar livre no Parque Lage e em cinemas de todo o Brasil a preços acessíveis.

A partir de 27 de outubro, a Cidade Maravilhosa será a anfitriã do Ópera na Tela, festival que, durante 12 dias, exibe ao ar livre uma seleção das melhores produções das temporadas europeias recentes. Com patrocínio dos hotéis Sofitel, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – ISS, a iniciativa cultural, que visa formar novas plateias e aumentar o repertório artístico da população, aprimorou sua capacidade para receber 500 pessoas todos os dias, em uma tenda transparente nos jardins do magnífico Parque Lage, de onde se pode avistar o Cristo Redentor, uma tela gigante reproduz com alta qualidade de som e imagem a coletânea da última temporada de ópera europeia - uma experiência espetacular, única e emocionante.

Após as projeções no Parque Lage, o festival permanece em exibição, mas, desta vez, em 30 salas de cinemas espalhas por 26 cidades brasileiras. Durante seis meses, todas as obras transmitidas ao ar livre também poderão ser conferidas em formato digitalizado com legendas em português. Para que mais pessoas consigam aproveitar o festival, tanto os ingressos no Parque Lage, quanto os dos cinemas terão valores acessíveis, como R$ 24 (inteira) durante a primeira etapa do festival.

Patrocinadora master do evento, a marca Sofitel reforça seu pilar de linguagem cultural. “A paixão pela arte é parte do DNA da marca Sofitel, que, apoiando um projeto grandioso como o Ópera na Tela promove um intercâmbio de conhecimento e o incentivo à cultura”, comenta Roberta Vernaglia, Vice-presidente de Marketing da AccorHotels América do Sul.

Além da programação a céu aberto e nos cinemas, o festival promove ainda atividades paralelas como uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado técnico vocal responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera como Natalie Dessay ou Rolando Villazon. O festival terá também encontros culturais e ação educativa, com material didático especialmente desenvolvido, no Rio e em 130 unidades da Rede Sesc Nacional, parceiro de democratização do projeto.

Edição de 2016 do Festival Ópera na Tela

Programação da noite de abertura, 27 de outubro

Pela primeira vez no Brasil, a soprano sul-africana Pumeza Matshikiza vai oferecer um recital no salão nobre do Palácio do Parque Lage, além de apresentação na tenda de cristal durante o coquetel. Sua linda história de vida, cheia de superação, será exibida em breve vídeo para o público.

Na sequência, uma homenagem aos 10 anos da morte de Pavarotti será realizada. Haverá um documentário sobre a vida do artista que dedicou sua carreira à democratização da ópera mundialmente.

No final, uma surpresa: um “karaokê” temático especialmente preparado para os convidados na tenda de cristal. Ao som de “Va Pensiero”, do Aïda, e dirigido por Ricardo Mutti na Ópera de Roma, a brincadeira promete descontração e muita interação entre os participantes.

Para acessar a programação completa, acesse o site.

SERVIÇO

O evento no dia 27 é aberto ao público e as entradas custam R$ 24 (inteira).
Para mais informações, acesse o site.


Fonte: Assessoria