Rio de Janeiro está pronta para receber eventos

"Cidade está pronta para receber eventos", diz presidente do Rio Convention Bureau a entidades médicas. Jantar organizado pela entidade reuniu representantes da medicina e da Prefeitura

Jantar reuniu o secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro, o secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, a subsecretária de Promoção de Eventos, Antonia Leite Barbosa, o presidente-executivo do Rio CVB, Carlos Werneck, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner
O Rio de Janeiro está preparado para voltar a receber eventos. Esta foi a principal mensagem do jantar para entidades médicas promovido pelo Rio Convention & Visitors Bureau em parceria com a Prefeitura do Rio. O encontro reuniu autoridades públicas e representantes do setor para apresentar a infraestrutura e as normas de segurança sanitária para a realização de congressos e feiras nacionais e internacionais, com a melhora dos números da pandemia.

Cerca de 70 convidados de federações, associações e sindicatos médicos estiveram no Hotel Belmond Copacabana Palace, na noite desta terça-feira (23), entre eles as sociedades brasileiras de Cardiologia e Oftalmologia e as sociedades de Pediatria e Pneumologia do Rio de Janeiro. O jantar teve o objetivo de estreitar relações com a categoria e mostrar as ações focadas na captação e realização de eventos na cidade.

“Os últimos dois anos foram muito desafiadores para o setor, com cancelamentos de eventos e realização de congressos e seminários de forma virtual. A internet chegou para facilitar a realização desses eventos, mas não substitui a oportunidade de estarmos juntos novamente, repassando conhecimento, trocando experiências e fazendo networking. Chegou o momento de olhar para o futuro e começar a planejar os próximos passos e os novos formatos para eventos técnico-científicos. Neste momento, o Rio Convention Bureau tem trabalhado para posicionar o Rio de Janeiro como um destino ideal para turistas de negócios e eventos de todo o mundo”, destacou o presidente-executivo do Rio CVB, Carlos Werneck.

O secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, que representou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que a cidade já demonstrou capacidade para sediar grandes eventos. “Nós temos um legado na medicina, com os grandes institutos federais, as universidades e as empresas que são referência na área. Todos os equipamentos que nós temos prontos para receber eventos, aliados a uma rede hoteleira robusta e uma infraestrutura logística, fazem com que nós tenhamos todas as condições de receber de forma eficiente os grandes eventos médicos. Lembrando que eventos geram empregos, geram renda, reforçam a condição de capitalidade da cidade”, afirmou o secretário.

Durante o jantar, os médicos puderam ainda conversar com o secretário de Saúde, Daniel Soranz, que manifestou apoio à realização de congressos e feiras na cidade. “Na Olimpíada de 2016, quando eu também era secretário de Saúde do município, nós tinhamos um grande desafio: convencer as pessoas de que era possível realizar um grande evento que atraía mais de um milhão de pessoas na cidade. Este foi o ano em que a gente realizou o maior número de congressos mundiais no Rio de Janeiro. A cidade melhorou muito de lá para cá em termos de estrutura hoteleira, de centros de convenções, por exemplo, e, hoje, se tem uma cidade que é capaz de receber turistas do mundo todo com qualidade, essa cidade é o Rio de Janeiro.”, disse Soranz.

Em 2019, mais de 100 eventos dos 334 realizados no Rio foram médicos, totalizando uma receita de US$ 1 bilhão. O faturamento dos eventos já confirmados para 2022 deve superar R$ 300 milhões.

Uma das principais portas de entrada para o Rio de Janeiro, o RIOgaleão prevê um aumento de 79% no número de passageiros em dezembro deste ano, em comparação a 2020. O aeroporto desenvolveu uma série de soluções voltadas para o segmento de eventos. “A retomada da malha aérea nos mostra que existe demanda e estaremos prontos para recebê-la. Junto com o turismo de lazer, também temos boas expectativas em relação ao retorno de eventos de negócios na cidade. Pensando nisso, desenvolvemos uma série de soluções para ajudar na fase de captação e de operacionalização de eventos no Rio de Janeiro. Afinal de contas, a experiência dos visitantes começa no aeroporto”, explica Alexandre Monteiro, presidente da concessionária.

Participaram do jantar ainda o secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro, a subsecretária de Promoção de Eventos, Antonia Leite Barbosa, e a subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, assim como os gestores dos dois principais centros de convenções do Rio de Janeiro - o Riocentro, representado pela diretora-geral, Milena Palumbo, e o Expomag, na Cidade Nova, comandado pelo diretor-geral, Fernando Horta.