Rio de Janeiro conta com 11 mil pequenos negócios ligados ao mercado de eventos

Sebrae Rio lança material gratuito para esses empreendedores
Bondinho Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

Vários municípios do Rio de Janeiro serão palco de diversos eventos de médio e grande porte em 2025. Dentro desse cenário, 11 mil pequenos negócios ligados a eventos atuam no estado, sendo que a capital concentra 48,72% dessas empresas, seguida por São Gonçalo (4,49%), Niterói (4,18%), Nova Iguaçu (3,90%) e Duque de Caxias (3,79%). 

Dessa forma, para apoiar os empreendedores, o Sebrae Rio lançou um material gratuito: www.inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br. “O ano de 2025 tem uma rica e diversificada agenda de eventos já previstas no calendário oficial da cidade. São congressos, feiras, shows e festivais de diferentes segmentos, tamanhos e para públicos diversos. Por isso, o empreendedor precisa estar munido de informações que possam agregar ao seu negócio. Segundo a Visit in Rio, a capital do estado teve um crescimento de 15% no número de eventos por dia no ano passado. Isso reforça a importância do setor na economia”, comenta Raquel Abrantes, gerente de Mercado do Sebrae Rio.

Para um melhor planejamento, o empreendedor precisa identificar nichos de mercado, oferecer pacotes de serviços, experiências personalizadas, promoções e ofertas especiais, promover parcerias estratégicas, participar de feiras e exposições e investir em marketing digital e redes sociais.

"Os eventos oferecem muitas oportunidades, mas é essencial que os empreendedores planejem e dimensionem adequadamente os custos e insumos associados a demandas sazonais que são oferecidas pelo mercado. É importante ajustar a precificação para cobrir os custos de participação em diversas negociações e desenvolver uma estratégia para reter os novos clientes captados durante os eventos”, conclui Raquel.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Rio