Rio Innovation Week discute tendências e soluções globais até sexta

Realizadores têm a expectativa de movimentar mais de R$ 4 bilhões

Edição anterior do evento

A quinta edição do Rio Innovation Week, conferência de tecnologia e inovação, abriu suas portas na última terça-feira (12) com uma programação que convida o público a discussões em torno de temas globais, como soluções tecnológicas e tendências. O evento é realizado no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro, até 15 de agosto. 

Os realizadores têm a expectativa de movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios e receber cerca de 185 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. O diretor-geral do encontro, Jerônimo Vargas destacou que a edição reúne especialistas renomados, nacionais e estrangeiros, além de diversas experiências imersivas que exploram oportunidades e tendências que estão moldando o futuro. "Nosso objetivo é impulsionar setores estratégicos, mobilizar lideranças e gerar um impacto concreto e positivo para o Brasil e para o mundo", disse.

Entre os participantes, há nomes de peso nacional de diversos setores como: a atleta Rebeca Andrade, o climatologista Carlos Nobre, a empresária Luiza Helena Trajano e cantor Ney Matogrosso. De fora do Brasil, os destaques são o ex-piloto alemão Sebastian Vettel, o neurocientista português Antônio Damásio, a política e ativista moçambicana Graça Machel e o prêmio Nobel da Paz e médico congolês Denis Mukwege.

Campeão de Fórmula 1

Uma das principais atrações do encontro deste ano é o ex-piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel, que falou para centenas de pessoas, entre fãs e participantes, na abertura do evento. Vettel é um dos maiores nomes da história do automobilismo e decidiu parar de correr na Fórmula 1 em 2022, quando começou a se dedicar a causas socioambientais.

Em uma entrevista coletiva à imprensa, Vettel contou que a experiência na categoria de ponta do automobilismo o ajudou a investir em projetos em prol de um mundo sustentável. “Olhar para diferentes países abriu meus olhos. Quero ver um futuro melhor para as próximas gerações. Lutei pela introdução de combustíveis sustentáveis na Fórmula 1. É um primeiro passo importante, mas não podemos parar por aí. Vamos apostar nas crianças, para que elas também nos eduquem, vendo o futuro com outra lente”, comentou.

O ex-piloto contou que uma de suas ambições é preservar carros antigos da Fórmula 1 — como o usado por Ayrton Senna na temporada de 1992 — e reativá-los usando combustíveis sustentáveis, para manter viva a cultura do automobilismo de forma responsável.

Destaques: Embratur apresenta estratégia de inovação para o turismo na Rio Innovation Week 2025

Buscando apresentar como a inovação e a tecnologia estão sendo utilizadas como ferramentas de ‘soft power‘, para modernizar e consolidar uma imagem global mais positiva e atraente do Brasil, a Embratur marcou presença no evento com o objetivo de promover o país no exterior, por meio de sua cultura, seus valores e suas políticas. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participou de um painel na última quarta-feira (13) onde debateu a estratégia que busca posicionar o país como um hub de criatividade, diversidade e sustentabilidade.

O painel, intitulado “Turismo e inovação como soft power: o papel da Embratur na imagem global do Brasil”, ocorreu no Armazém 5 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Ao lado de Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention, Freixo abordou o turismo como uma poderosa ferramenta de reputação e influência global. “O Brasil está ampliando sua presença internacional por meio da inovação no turismo. No painel, vou apresentar como a Embratur, por meio do EmbraturLAB, está impulsionando soluções tecnológicas e sustentáveis que fortalecem destinos, atraem investimentos e posicionam o país como um hub global de criatividade, diversidade e hospitalidade. Será um debate sobre como o turismo inteligente pode se tornar uma poderosa ferramenta de reputação e influência global”, explicou.

EmbraturLAB e a ferramenta de soft power

O soft power é a capacidade de um país influenciar outros de forma indireta, por meio de sua cultura, seus valores e suas políticas. A estratégia da Embratur é impulsionada pelo EmbraturLAB, seu laboratório de inovação para desenvolver soluções tecnológicas e modelos de negócios inovadores para o setor. A agência aposta na inovação para melhorar a experiência do turista e tornar o Brasil mais competitivo, apoiando a transformação de destinos e firmando parcerias com startups.

Além da estratégia central, o EmbraturLAB desenvolve uma série de projetos inovadores para promover o turismo internacional, como iniciativas de audiovisual, por meio do edital “Brasil com S”, que fomenta a produção de curtas-metragens que valorizam destinos no bioma amazônico; rotas culturais como a Rota do Samba, e a Rota Literária; o edital Brasil Festivo, direcionado a grandes eventos culturais, como a FLIP e o Festival de Cinema de Gramado, visando utilizar a tecnologia para aprimorar a experiência do turista; Turismo Regenerativo, que apoia projetos ambientais , como a Biofábrica de Corais e o Instituto Arara Azul; e parcerias com Big Techs, como Google e TikTok para impulsionar o posicionamento digital de pequenas e médias empresas do setor de turismo.

Destaques: Oracle leva laboratório vivo de inovação ao Rio Innovation Week 2025

A Oracle participa do Rio Innovation Week 2025 como parceira do palco Revolution, localizado no pavilhão principal Kobra. A iniciativa é realizada em colaboração com a PD7 Tech — uma das mantenedoras do Oracle Innovation Center — que lidera a curadoria do principal palco do evento. No espaço serão lançados produtos e serviços que demonstram, na prática, a aplicação de tecnologias exponenciais em setores como varejo, indústria e setor público.

Com o conceito “O Innovation Center está em todo lugar”, a Oracle apresenta uma versão itinerante do seu hub de inovação, com experiências interativas baseadas em Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Entre as atrações estão o estúdio de podcast autônomo da Nova XD, que funcionará ao vivo durante o evento com gravações sobre inovação, tecnologia e transformação de negócios; a experiência imersiva da solução para varejo Doris e uma maquete em realidade aumentada do Innovation Center, desenvolvida com a VR Glass, proporcionando uma jornada virtual pelo ecossistema de inovação da Oracle.

A Oracle reforça seu compromisso com a inovação aberta e colaborativa, com uma abordagem multicloud, multicanal e multiagente, oferecendo soluções que conectam startups, empresas consolidadas, academia e sociedade. O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia e impulsionar o crescimento sustentável de todo o ecossistema. “Estar no Rio Innovation Week com essa força, em parceria com a PD7 Tech e nossos clientes, mostra que o Innovation Center não é um espaço físico, é um movimento vivo de transformação digital. Estamos presentes onde a inovação acontece”, afirma Marcelo Pivovar, CTO da Oracle Brasil.

Fonte: Agência Brasil | Embratur