A coordenadora de Atividades e Pesquisa em Gastronomia e Chef de Cozinha do Palácio Piratini, Jussara Dutra, representará o Rio Grande do Sul em um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión, durante os dias 21 e 23 de janeiro. A 11ª edição homenageia o Brasil, promovendo a gastronomia de todos os Estados e acontece em Madri, na Espanha.
Criado pelo governador Tarso Genro, a partir do decreto 48.682 de dezembro de 2011, o Grupo de Trabalho (GT) em Gastronomia Regional do Palácio Piratini é formado por 45 instituições, entre públicas, privadas e de ensino, além de representantes de sindicatos, associações e entidades ligadas à gastronomia. Tem como objetivo a pesquisa de receitas tradicionais e do processo de produção agropecuária das distintas regiões do Estado, e a partir de cursos de qualificação, em parceria com o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), inclui as demandas da Copa de 2014.
Conforme Jussara Dutra, o intercâmbio gastronômico servirá para divulgação da gastronomia do Estado e potencialização do turismo. Além de participar da programação do evento, também está no roteiro da chef visitar o restaurante mais antigo do mundo, o Botín (1725) e o Museo Del Jamón, ambos em Madri. "A visita a estes locais ligados à gastronomia possibilitarão o acesso a experiências bem sucedidas de museu, servindo como exemplos para a proposta de criação de um Museu de Gastronomia do Rio Grande do Sul, o qual já possui encaminhamento favorável do governador Tarso Genro", ressalta a coordenadora do GT.
Comentários