Rico Conteúdo, Conexões Ativadas e Geração de Negócios

E o RD Summit é uma bela referência desse tipo de evento, já que o mercado está cheia de enganações e não entenderam o que seja um Summit. A edição de 2025 do RD Summit teve o tema “Conexões que fortalecem negócios”, e contou com a presença de 20 mil participantes por dia e mais de 200 mil leads gerados pelas marcas patrocinadoras.

Foram 11 edições ininterruptas, mesmo na pandemia, o evento aconteceu online. Desde 2023, transferiu sua sede de Florianópolis para São Paulo. Iniciou com 300 pessoas e bateu recorde com 21 mil participantes. Chegou a ser considerado a Disneylândia do Marketing no Brasil, por um prestigiado veículo de comunicação. Os números de participantes e geração de leads é algo extraordinário.

Não há como negar que o RD Summit tornou-se um dos mais prestigiados e aguardados eventos, que percebeu com muita propriedade a importância de trabalhar em agregar pessoas e propósitos, construindo uma comunidade ávida em ter experiências

Vale lembrar que essa tipologia batizada de "summit" é um evento de alto nível que reúne líderes, especialistas e profissionais de destaque em um determinado setor ou área de conhecimento para discutir tendências, inovações e compartilhar conhecimentos. O termo vem do inglês e significa "cúpula" ou "topo", sugerindo que se trata de um encontro de excelência, com o objetivo de oferecer o conteúdo mais atualizado e relevante da área.

Sendo então, associado a um tipo de encontro de alto nível que reúne líderes, próceres e profissionais de destaque em um determinado setor ou área de conhecimento deve ser planejado para ser um dos momentos mais relevantes e significativos em um determinado calendário ou mercado. Se não for – pretensiosamente – o melhor.

E o RD Summit é uma bela referência desse tipo de evento. A edição de 2025 teve o tema “Conexões que fortalecem negócios”, e contou com a presença de 20 mil participantes por dia e mais de 200 mil leads gerados pelas marcas patrocinadoras.

Realizado pela RD Station, unidade de negócios da TOTVS, o RD Summit marcou a virada definitiva do marketing e vendas orientados por IA no Brasil — com aplicações reais, produtos, e conversas de fronteira sobre impacto, cultura e tecnologia.

Segue abaixo uma síntese das principais temáticas abordadas nessa edição.

Dia 05 – Futurismo e o fim do Playbook pronto

No primeiro dia, Neil Redding defendeu que a IA deixou de ser ferramenta e passou a operar como infraestrutura, exigindo desapego, delegação e treinamento como “um novo integrante do time”. Walter Longo reforçou a urgência: a IA não é uma onda incremental, é um “tsunami”. E o VP da RD Station, Gustavo Avelar, ao lado de Rafael Mayrink (Neil Patel Brasil), mostrou que crescer hoje exige estratégia viva: “é fundamental que todos entendam esse novo momento que estamos vivendo, revisem suas premissas, rituais e processos, e adaptem suas operações com maior frequência. A RD, como unidade de negócios da TOTVS, reforça seu papel como trusted advisor dos clientes, ajudando na seleção das melhores estratégias para os negócios crescerem, além de seguir a missão de educação de mercado que existe desde o início da RD Station. O melhor playbook é aquele que escrevemos juntos”, afirma Avelar.

Dia 06 – Tecnologia não-neutra e força de marca

Andrew McLuhan relembrou, no segundo dia, a tese do avô Marshall: não existe tecnologia neutra. Cada meio reorganiza a percepção antes de reorganizar o conteúdo. No mesmo dia, a influencer Mari Maria e Rudy Loures discutiram como autenticidade e consistência viraram vetores de valor na economia da atenção.

O CEO da TOTVS, Dennis Herszkowicz, e o Diretor Geral da Amazon no Brasil, Cléber Morais, discutiram como o país pode converter tecnologia, dados e infraestrutura digital em crescimento competitivo. A conversa destacou que a inovação precisa ser traduzida para o contexto brasileiro e não simplesmente importada. Herszkowicz reforçou que liderança e competitividade no país passam por pessoas, pela capacidade de formar, desenvolver e mobilizar talentos. “No mundo da tecnologia, gente é matéria prima”, afirmou o CEO.

Já em outro painel, Vivian Broge, VP de Pessoas da TOTVS, mostrou que branding é movimento contínuo e que “colocar o ser humano no centro é o que faz uma marca se tornar relevante”.

Bruno Ghisi, cofundador e diretor de engenharia e produto da RD Station apresentou a nova geração do Prisma e evoluções de IA da empresa, incluindo a Rê da RD, um copiloto de IA presente em todos os nossos produtos, que auxilia os usuários em toda operação, análise de dados e levantamento de oportunidades para impulsionar o crescimento do negócio; MCP (Model Context Protocol), uma nova tecnologia que permite conectar ferramentas de IA (como copilotos e assistentes virtuais) aos dados de produto; e a Radar GEO, uma ferramenta gratuita que analisa o conteúdo do seu site e indica o quão preparado ele está para ser mencionado corretamente pelas LLMs, e o RD Tracker, funcionalidade que recomenda produtos com base em comportamento de navegação do usuário.

Dia 07 – Cultura e marcas vivas

Nelson Motta e Christian Roças mostraram que a força de uma marca não nasce de performance isolada, mas do quanto ela entra no repertório cultural. E Gabriela Prioli encerrou a edição com um recado direto: comunicação não é apêndice, mas o elo que transforma o que se faz em percepção, e percepção em resultado.

O RD Summit entendeu muito bem a importância de estudar seu público, transformá-lo em uma comunidade leal, com comportamento de fã. O foco prioritariamente está concentrado nas gerações Z e Alpha, sem deixar de lado as demais.

Une conteúdo de qualidade e insights impactantes, utilizando-se do conceito de festivalização, em cenários descontraídos.

Os espaços são projetados para facilitar a visitação, com amplitude e ofertas de lounges de descanso, lazer e alimentação variada.

Na feira, paralela ao Summit, nada de estandes para ganhar prêmios de cenografia. O menos é mais e o que vale é atrair o público para troca de contatos, e nesse caso, ativações com gamificação é a tática perfeita.

E o final segue a orientação festiva do brasileiro e termina em um grande happy hour, com show ao vivo, esse ano o gênero pagode foi o escolhido, para animar à galera, com Dudu Nobre em destaque.

Porém antes desse momento, a audiência tornou-se protagonista de um dos já tradicionais ritos do RD Summit: o corredor único formado pelos expositores, produtores e funcionários da RD Station, que aplaudem e vibram em conjunto com a audiência, energizada e animada com toda a bagagem recebida e pronta para já na segunda-feira, identificar como aperfeiçoar seu negócio e carreira, com tudo que ouviu e aprendeu. Mas antes a catarse de boa bebida, música e diversão, afinal, nada melhor que terminar algo tão relevante, com o domínio da alegria coletiva.

Mas frente à tanta grandeza, o RD Summit fará uma pausa em 2026 e irá retornar em 2027. O intervalo tem como objetivo repensar experiências e conteúdo para elaborar um retorno ainda mais conectado com o novo momento do mercado.

Esse anúncio pegou todos de surpresa, deixou um hiato, uma sensação de orfandade, mas, logo, logo já será 2026 e como o tempo está em velocidade estupidamente acelerada, 2027 irá se apresentar e com ele mais um grande RD Summit para entrar para a história dos eventos no Brasil.