Reunião do CBC&VB aborda consolidação do Instituto Marketing de Destino

O Instituto tem como escopo promover o desenvolvimento econômico e social dos destinos brasileiros por meio de projetos, captação de recursos públicos e privados, além de

O 15º Workshop CVC foi palco da Reunião da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dos temas abordados no evento foi a consolidação do Instituto Marketing de Destino (IMD) – entidade sem fins lucrativos de direito privado, presente em mais de 105 regiões. “O Instituto tem como escopo promover o desenvolvimento econômico e social dos destinos brasileiros por meio de projetos, captação de recursos públicos e privados, além de ações mercadológicas”, explica Cláudia Maldonado, diretora executiva do IMD, ao enfatizar que o Instituto nasceu fruto de um planejamento estratégico realizado em 2005 e novamente validado em 2008.

Segundo a diretora, o corpo diretivo do IMD é alinhado à Confederação brasileira de Conventions Bureaux, mas sua abrangência não é limitada. “Não atuamos apenas para atender as necessidades dos conventions. Nosso trabalho pode ser estendido para apoiar outras entidades e parceiros”, reitera.

Para o presidente do Instituto e também da CBC&VB, João Moreira, o IMD surge da necessidade de mudança no atual modelo de gestão do turismo. “Foi um processo natural e visa também acabar com a forma ultrapassada do nosso mercado, que já é a mesma há 50 anos”.

Entre o final de março e início de abril deste ano, o conselho consultivo do Instituto deve ser concluído. Por enquanto, segundo Cláudia, não está definida quantas ou quais pessoas vão compor o grupo. No entanto, já há especulações. “Acredito que vamos receber indicações de hoteleiros, jornalistas de renome, economistas e também de alguns presidentes de conventions bureaux. Não sabemos ao certo quantas pessoas farão parte deste conselho, mas teremos esta resposta em breve”.

Política de Qualidade

Sempre focado na proficiência de seus serviços, o IMD visa trabalhar com qualidade em todos os processos através de novas tecnologias em métodos de gestão. A idéia é focar no aprimoramento contínuo dos produtos e na satisfação de clientes externos e internos. “O Instituto oferece soluções que permitem explorar o mundo de eventos e negócios promovendo para seus parceiros a melhor relação custo e benefício. Essas soluções são possíveis devido a combinação de conhecimento, rede de relacionamento e domínio das técnicas de comunicação”, conta Moreira.

Nas premissas que pautam a gestão estratégica do IMD estão, segundo Moreira, a comercialização de projetos em eventos nacionais e internacionais, ações promocionais de destinos no Brasil e no exterior, acordos de cooperação técnica e convênios com instituições interessadas e projetos de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade sócio ambiental.