A Resorts Brasil traz à Equipotel a Arena Conexões, espaço de conteúdo que, de 16 a 19 de setembro, será dedicado a reflexões sobre ESG (Environmental, Social and Governance) e às conexões entre turismo regenerativo, identidade cultural e hospitalidade, e entre 16 e 18 de setembro contará com uma agenda dedicada à inovação na hospitalidade. Organizada em parceria com a GKS Inteligência Territorial, a programação reunirá especialistas, executivos de resorts e convidados externos para compartilhar experiências e discutir tendências que estão moldando o futuro do setor.
Para Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil, o ESG já não é apenas uma tendência, mas um pilar estratégico da hospitalidade. “Ao reunir líderes e especialistas na Arena Conexões, reforçamos o papel dos resorts como protagonistas de um setor que se reinventa ao mesmo tempo em que assume compromissos reais com a governança, o impacto social e a sustentabilidade ambiental.” Sobre a inovação, o presidente afirma que hoje, é um fator essencial para o futuro do setor. “Mais do que acompanhar tendências, precisamos antecipar cenários, criar soluções que integrem tecnologia e experiência humana e, acima de tudo, fortalecer a competitividade dos resorts brasileiros em escala global. A Arena Conexões é o espaço ideal para inspirar gestores e acelerar essa transformação.”
Na visão de Carlos Jacobina, Vice-Presidente de ESG & Inovação e Financeiro da Resorts Brasil, a Arena Conexões reflete uma construção coletiva. “Depois de quatro anos trabalhando essa agenda, estamos felizes em compartilhar casos práticos e reunir atores estratégicos que há muito tempo trilham esse caminho. Nossa programação será diversa e enriquecedora, sempre conectando diferentes vozes da hospitalidade e abordando desde práticas de ESG até o turismo regenerativo, que amplia o impacto positivo do setor.”
Ana Biselli Aidar, Presidente Executiva da Resorts Brasil, destaca que a inovação caminha lado a lado com a sustentabilidade. “Ao abrir espaço para tecnologia, novos modelos de negócio e tendências globais, a Arena Conexões inspira gestores a repensarem processos, criarem experiências mais completas para os hóspedes e fortalecerem os resorts brasileiros.”
ESG - Programação:
16 de setembro – Governança
O primeiro dia terá início com abertura de Ana Biselli (Resorts Brasil), Cassio Garkalns (GKS) e representantes da RX. A programação será marcada por debates sobre a importância da governança estratégica e pela palestra inspiradora de Daniel Dias, um dos maiores atletas paralímpicos brasileiros, que trará sua trajetória como metáfora para os desafios da hospitalidade.
Programação ESG – 13h45 às 17h10
• Palestra: ESG como Estratégia do Negócio – com Mário Vasconcellos e Maria Luiza Romão (Amarante);
• Painel: Transformando a estratégia em execução – com Flavia Buiati (Atlantica Hospitality), Andrea Panisset (Befly) e Tatiana Mesquita (Federação de Conventions & Visitors Bureaux RJ), sob condução de Cassio Garkalns;
• Case: Accountability em ESG – com Tatiana Pacheco (ESG Pulse) e Patrícia Bonetti (Club Med Brasil);
• Palestra: Liderança ESG e comunicação – com Ana Paula Arbache (Arbache Consulting);
• Palestra: O valor do potencial humano para resultados – com Daniel Dias;
• Fechamento ESG: Thiago Borges (Resorts Brasil).
17 de setembro – Social
O segundo dia será dedicado ao impacto social da hospitalidade, destacando o papel transformador do setor:
Programação ESG – 13h30 às 17h00
• Abertura: Rodrigo Vaz (Resorts Brasil)
• Palestra: Jornada do Colaborador, com Lizete Ribeiro (Grupo Tauá);
• Case: A Hotelaria como agente de transformação social: com Isis Batista (Grupo Tauá/Instituto Tauá);
• Painel: O impacto social na comunidade de parques e atrações, com Alain Baldacci (Wet’n Wild), Fernanda Mascarim (Parque da Mônica) e Paulo Kenzo (Magic City), sob moderação de Carolina Negri (Sindepat);
• Painel: sobre combate à exploração e ao assédio, com Laís Souza (Accor), Aline Barbosa (FGV) e Fernanda Morais (Atlântica);
• Palestra com foco na COP 30, conduzido por Jaqueline Gil (Amplia Mundo), com interação de Marina Figueiredo (Braztoa).
• Fechamento ESG, Felipe Castro (Resorts Brasil)
18 de setembro – Ambiental
O terceiro dia foca em práticas ambientais e soluções sustentáveis para a hotelaria:
Programação: 13h30 às 16h45
• Abertura: Carlos Jacobina (Resorts Brasil)
• Palestra: Turismo Regenerativo do campo à cidade, com Raquel Pazos (Ibiti Projeto) e Lou Ana Garcia (Rosewood SP)
• Case: Como estruturar ESG em uma empresa, com Luigi Rotunno (La Torre Resort).
• Painel: A busca coletiva pela eficiência energética: com Mariana Haddad (Instituto Semeia), Bruno Wendling (Fundtur/MS) e Silmara Ambrósio Américo (E-Group Hotels), moderados por Camilla Barretto (BLTA);
• Palestra: Compras Sustentáveis – da escolha ao impacto no setor, com Alexandre Garrido (ABNT/ISO);
• Case: Um olhar para a Gestão do Desperdício, com Carlos Jacobina (Novotel Itu) e Ana Carolina Bergaria (WWF);
• Encerramento dos três dias de ESG, com Cassio Garkalns (GKS) e Carlos Jacobina (Resorts Brasil).
19 de setembro – Brasilidades e Concurso de Pudim
O último dia celebra a brasilidade como elemento essencial da hospitalidade, com participação do Professor Jorge da Hora (Senac) em um conteúdo dedicado às tradições culturais e gastronômicas brasileiras.
A programação se conecta à valorização da identidade nacional e culmina no Concurso “Melhor Pudim de Moça® de Resort do Brasil”, realizado pela Resorts Brasil com apoio da Nestlé, Senac e Equipotel. A iniciativa une tradição e criatividade em torno de uma das sobremesas mais emblemáticas do país, reforçando que a hospitalidade também se expressa na mesa e no prazer de compartilhar experiências.
Com quatro dias de conteúdo, a Arena Conexões reforça o compromisso da Resorts Brasil em alinhar o setor de hospitalidade às tendências globais de ESG e turismo regenerativo. Da governança corporativa ao engajamento social, da gestão ambiental ao poder da brasilidade, a programação mostra como os resorts podem ser protagonistas de um futuro mais humano, conectado e de impacto positivo.
Inovação na hospitalidade - Programação:
16 de setembro – Tendências e inspiração
A programação de abertura do ciclo de inovação traz reflexões sobre cenários estratégicos da hospitalidade, colaboração e criatividade nos ambientes de trabalho e inteligência artificial aplicada à hotelaria. O momento contará também com o keynote inspirador de Daniel Dias, nadador paralímpico e recordista mundial, que compartilhará sua trajetória de superação e resiliência como metáfora para os desafios da inovação.
Programação – 17h15 às 19h05
• Trícia Neves (Mapie) – Da colaboração à criatividade: como os ambientes podem transformar a gestão em inovação
• Gabriel Fumagalli (Xtay) – Inteligência artificial aplicada à hotelaria
• Ana Biselli (Resorts Brasil), Gabriela Schwan (Gabriela Schwan Consulting / Swan Hotéis) e Roland de Bonadona (Bonadona Hotel Consulting) – Debate: A inovação está aberta a todos ou fechada a poucos?
• Marcelo Picka Van Roey (Resorts Brasil) – Fechamento
17 de setembro – Inovação na economia da experiência
O segundo dia vai apresentar caminhos práticos e casos reais de inovação aberta, mostrando como diferentes atores da hospitalidade e do turismo têm estruturado o tema em suas realidades e gerado resultados. Serão compartilhadas perspectivas sobre onde buscar inspiração, como catalisar novos produtos e experiências e como aplicar esse aprendizado no dia a dia das organizações.
Programação – 17h00 às 19h30
• Carolina Sass de Haro (Mapie) – Como se manter conectado às tendências e inovações
• Patricia e Germana Magalhães (Sebrae Nacional) – Catalisando a inovação em produtos de experiência
• Edman Aquino (Aviva) e Márcio Gonçalves (Grupo Tauá) – Inovação aberta como caminho de crescimento
• Ana Biselli (Resorts Brasil) – Fechamento
18 de setembro – Soluções para o futuro
O terceiro dia fecha o ciclo com reflexões sobre inovação aplicada ao futuro da hospitalidade, abordando ecossistemas, ação climática e conexões globais.
Programação – 17h20 às 19h35
• Acácia Morena (Turistech Hub), Juliana Bettini (BID) e Rony Stefano (Audaar/Adit) – Implementação de inovação por meio de um ecossistema
• Mariana Aldrigui (USP), Paulo Ventura (UBRAFE) e Fabio Josgrilberg (FGV/Bernhoeft) – De outros palcos para o setor: onde buscar a inovação
• Carlos Jacobina (Resorts Brasil) – Encerramento do Arena Conexões
Inovação como motor de transformação
A programação de inovação da Arena Conexões mostra que a transformação da hospitalidade passa por tecnologia, estratégia e criatividade. Ao reunir profissionais de diferentes áreas, os debates oferecem ferramentas e inspiração para que os resorts estejam preparados para as mudanças de mercado e para um futuro mais conectado, dinâmico e sustentável.

Comentários