Reinaugurado, Centro de Convenções de Teresina terá administração privada

Local agora será administrado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), a cargo da empresa DMDL Montagens de Stands, que cuida de outros centros de convenções espalhados pelo Brasil.

Evento de reinaguração do Centro de Convenções de Teresina Pianel do artista plástico Nonato Oliveira na fachada do Centro de Convenções de Teresina, que foi restaurado pelo próprio artista com uma equipe de grafiteiros que retocaram as cores originais.
Após 13 anos fechado para reformas, o Centro de Convenções de Teresina foi reaberto ao público em solenidade realizada no último dia 12 de março. A reinauguração contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, que fez o descerramento da placa de reabertura, e teve uma apresentação musical do cantor Geraldo Azevedo.

O local agora será administrado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), será gerido pela empresa DMDL Montagens de Stands, gestora de outros centros de convenções espalhados pelo Brasil.

De acordo com o governador Wellington Dias, foram investidos no Centro de Convenções de Teresina cerca de R$ 50 milhões.

Com a reabertura, o Centro de Convenções de Teresina pretende viabilizar a realização de shows, eventos, peças, feiras e exposições. A proposta do espaço é sediar eventos de pelo menos seis eixos: MPB, peças de teatro, humor, gospel, orquestra e infantil.

Além de toda reforma na estrutura física, foram adquiridos para o centro de convenções modernos equipamentos de refrigeração de ambientes e sistema de iluminação, todo de LED, e vai proporcionar maior economia de energia.

O centro de convenções passa a contar com um teatro e mais quatro espaços nos quais o público pode participar de diversos eventos simultaneamente. Apenas o pavilhão térreo conta com 1.470m² e capacidade para 2.200 pessoas e as demais áreas incluem o salão nobre, com 530m² e capacidade para 700 pessoas, auditório que comporta até 240 pessoas e o restaurante com 660m² e capacidade para 400 pessoas e o teatro, com capacidade para 1.200 pessoas, uma área administrativa, salas para eventos de pequeno e médio portes, banheiros adaptados, restaurante, estacionamento com mais de 300 vagas, lanchonete, além das áreas externas.

A cerimônia de reinauguração recebeu autoridades e convidados para um Show de Geraldo Azevedo, que inaugura o palco do Teatro Teresina, que foi completamente renovado com infraestrutura de ponta que inclui cenografia, acústica e técnicas inovadoras de iluminação.

O Centro de Convenções de Teresina vai marcar um momento novo na Capital se somando a um conjunto de infraestruturas públicas e privadas nesta e em outras regiões da cidade que vão fazer uma interação com o turismo, uma interação com os serviços garantindo uma condição de um espaço para os grandes eventos tanto regionais como nacionais, gerando emprego, gerando renda e ao mesmo tempo fortalecendo um ponto forte do Piauí que é o turismo na área de serviços. Aqui são cerca de R$ 50 milhões investidos, que vão garantir diretamente a geração de empregos”, comemorou o chefe do executivo piauiense.

Evento de reinaguração do Centro de Convenções de Teresina Governador Wellington Dias discursa na reinauguração do Centro de Convencoes de Teresina
Nos últimos 10 anos fizemos eventos importantes. Fizemos Copa das Confederações, por exemplo. Mas nada nos dá mais felicidade do que apoiar o governo em algo tão importante. O governador Wellington Dias é um líder de muita humildade e assumimos o compromisso de tornar um sonho piauiense realidade. A felicidade de ser tão bem recebido num Estado tão acolhedor é gratificante. A superintendente Viviane Moura e os secretários Flávio e Rafael. Entregamos o equipamento antes do prazo, em 11 meses. Temos 34 eventos na agenda. Agradeço a Paulo Guimarães e Wrias Moura pela parceria comercial irrestrita”, afirmou Fred Freitas, diretor-presidente da DMDL.

Evento de reinaguração do Centro de Convenções de Teresina Fred Freitas, diretor-presidente da DMDL, gestora do Centro de Convencoes de Teresina
Conforme o diretor de operações do Centro de Convenções de Teresina, João Neto, o espaço foi reformado com a mais alta tecnologia para atender todo o mercado piauiense.

João Neto, Diretor Geral da JA Promoções & Eventos, e novo diretor operacional do Centro de Convencoes de Teresina
Tivemos uma agenda de mais de 30 eventos antes mesmo de abrir e isso mostra o quanto era necessário esse espaço para o estado. Hoje é o único espaço da cidade que tem auditório, teatro, centro de convenções completamente integrado e completamente climatizado com acústica de ponta, equipamento de primeiro mundo e sendo aberto do pequeno ao grande. Aqui é realmente para desenvolver o estado com seus méritos e foi feito com muito carinho e ouvindo todo o mercado”, frisou João Neto.

Para o Secretário Estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, o Centro de Convenções é uma obra emblemática, que supera todas as expectativas. “Essa obra eu considero como emblemática para o estado do Piauí. Será um dos mais modernos centros de convenções do Brasil e talvez o mais moderno do Nordeste. É uma Parceria Público-Privada que foi iniciada ano passado e em tempo recorde essa parceria através da empresa DMDL está entregando o Centro de Convenções moderno e tecnológico. Tudo o que o teresinense e piauiense esperava está aqui”, destacou Flávio Nogueira Júnior.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, disse que participar diretamente do desenvolvimento do projeto é um motivo de muito orgulho. “Desenvolver esse equipamento nesse estado, moderno, atual, especializado, é um motivo de muita felicidade, de muito orgulho. Estamos falando de geração de emprego direito, indireto, várias cadeias produtivas econômicas que vão ter impacto direto a partir do funcionamento do Centro de Convenções”, pontuou Viviane Moura.

HISTÓRICO

Localizado no Centro Cívico da cidade, o Centro de Convenções de Teresina foi inaugurado no ano de 1976, e foi palco de celebrações importantes ao longo de 30 anos.

Na época da construção, o artista plástico Nonato Oliveira foi convidado para fazer o painel "Turismo no Piauí", que retrata o povo piauiense no ápice do regionalismo. Ao longo dos anos o espaço recebeu shows, feiras, formaturas, casamentos e celebrações que marcaram a vida de muitos piauienses.

Em 2008 o espaço fechou as portas para uma reforma, que se estendeu por 13 anos. Em razão de problemas de ordem jurídica, os serviços de requalificação paralisaram e o prédio ficou abandonado, se tornando um símbolo de saudosismo para aqueles que viveram bons momentos naquele endereço, às margens do Rio Poti.

Em setembro de 2019 começou o processo de estudos de viabilidade para uma concessão, através de uma parceria público-privada, sob responsabilidade da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI).

Depois de audiências públicas e licitação, o contrato foi assinado com a DMDL em junho de 2021. O espaço foi completamente reformado, inclusive o painel de Nonato Oliveira, que foi restaurado pelo próprio artista com uma equipe de grafiteiros que retocaram as cores originais.

O Centro de Convenções de Teresina reabre as portas prometendo movimentar o turismo de negócios e a cena cultural da cidade. Com dezenas de eventos marcados na agenda, o local retorna para suprir um vácuo que durou mais de uma década.

Na agenda já estão confirmados Alcione e Pitty. Além disso, a Exponor, a maior feira de supermercados do Nordeste, também está confirmada no espaço.