Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerra sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de que o setor segue em franca expansão. O evento registrou, segundo dados divulgados pela organização do evento, um crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais e movimentando cerca de R$ 552 milhões em negócios durante os quatro dias de programação.
A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes. Com 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes, o Festuris segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões.
“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.
37ª edição registrou inúmeros destaques
Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram. O Espaço Luxury, que celebra 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento. O Espaço LGBT+ foi ampliado e passou a incorporar temas de afroturismo e etnoturismo, consolidando a proposta de diversidade.
SeloXIS
A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o Festuris o primeiro evento a receber tal reconhecimento. O certificado foi entregue aos CEOs da feira, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello após a apresentação de Priscila Bentes, no dia 08 de novembro (sábado), no Palco Meeting Festuris, sobre Turismo Sustentável e Regenerativo.
Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias entre o MOVER, SEMARHIS e Inclusiva Arquitetura, que proporcionou aos visitantes uma experiência mais inclusiva.
Internacionalização
Portugal foi o país convidado de honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração. A vocação internacional do Festuris se evidencia pela presença de um total de 64 destinos internacionais. Vieram países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.
Relações Reais
Em 2026, o Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo. O tema da próxima edição foi revelado no último dia 07 de novembro, sexta-feira, durante uma conversa coletiva na sala de imprensa, com a presença de Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e autoridades do Rio Grande do Sul, e representantes de outros países.
Marta aproveitou o momento para exaltar a feira: "Muito mais do que alcançar os nossos objetivos, conseguimos fazer um evento onde as pessoas estão em primeiro lugar, onde o afeto e o abraço correm solto, e isso é turismo. Turismo é feito por gente, e é feito de pessoas para pessoas. O que eu me recordo daqui é muito mais do que um número. É conhecimento, é distribuição de afeto, é um reencontro, e um reencontro que faz com que qualquer ação perdure. Muito, muito obrigada. Essas são todas palavras que saem do meu coração", disse,
A coletiva contou, ainda, com homenagens à Marta Rossi, que recebeu a Perola do Pacifico Sul, da Rede Internacional de Jornalistas e Escritores Latinos de Turismo, juntamente com o Capítulo Equador, e o XI Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento 2025, da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR). O Festuris recebeu, também, a medalha pressea turística por seus 37 anos, da Revista Turismo e Comércio do Equador. O momento marcou, com bolo e velas, o aniversário da Jornalista Nina Marciano e os 20 anos do Diário do Turismo.
O evento se prepara, agora, para expandir o Projeto Hortênsias e lançar novas ações voltadas ao turismo esportivo, reafirmando o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.
Confira algumas imagens da feira por Portal Eventos:

Comentários