Recife Convention & Visitors Bureau apresenta balanço de final de ano

Foram captados pela equipe do Recife Convention 19 novos eventos para o destino e outros 58 contaram com o apoio do Recife Convention, num total de 77 eventos trabalhados diretamente.

Ano atípico para a maioria dos setores da economia, para o Recife Convention&Visitors Bureau 2014 termina com o sentimento de dever cumprido e muito bem cumprido. No balanço das atividades da entidade, a assinatura, na última sexta-feira (28), pelo governador do Estado, João Lyra Neto, pela presidente da TAM Linhas Aéreas, Cláudia Sender, e pelo presidente do Recife Convention, Bruno Herbert, de um protocolo de intenções para o vôo semanal Recife - Buenos Aires, fecha com chave de ouro uma série de trabalhos realizados naquele país que foram seu principal foco durante o período.

Em parceria com as prefeituras do Recife e de Olinda, além da AHPG – Associação dos Hoteleiros de Porto de Galinhas – e Secretaria de Turismo do Estado, o Recife Convention esteve na Argentina em três ocasiões nos últimos seis meses. Na segunda viagem, em agosto, o presidente Bruno Herbert se reuniu com o ministro do Turismo daquele país, Enrique Meyer, quando entregou o documento oficial requerendo a rota aérea entre as duas cidades.

"A rota aérea Recife – Buenos Aires é um divisor de águas no turismo de Pernambuco que vai incrementar, e muito, o fluxo de turistas nos dois países, além de fortalecer a imagem do Recife, que pouco a pouco vai se afirmando como um importante Hub para mercado internacional, centralizando voos de e para todaa região. Valeu a pena o esforço investido pelas entidades envolvidas, pois ele será revertido em favor do Turismo pernambucano”, afirma Bruno Herbert.

Durante as viagens à Argentina também foram realizadas uma série de encontros com a Imprensa argentina, rodadas de negócios entre operadores pernambucanos e locais, seminários sobre o destino, e a participação na última FIT – Feira Internacional do Turismo.

Captação de novos eventos

Um ano com Copa do Mundo e eleições presidenciais é difícil para a realização e para a captação de eventos. Foram captados pela equipe do Recife Convention 19 novos eventos para o destino e outros 58 contaram com o apoio do Recife Convention, num total de 77 eventos trabalhados diretamente. Dezessete outros eventos ainda estão em processo de negociação e outros 200 foram postergados para os anos de 2016 e 2020. Os eventos captados significam uma injeção direta de quase R$ 31 milhões na economia do estado.

As participações do Recife Convention em eventos internacionais foram várias e renderam contatos que, no futuro, podem vir a se materializar em novos eventos. “O relacionamento e a malha de contatos é de suma importância no processo de captação, pois estamos firmando o destino Pernambuco no mercado externo e este é um trabalho a ser feito a longo prazo”, diz Maitê Uhlmann, diretora-executiva da entidade.

Dos eventos captados pelo Recife Convention&Visitors Bureau em 2014, 58% são encontros de entidades de classe, 26% da área médica, 11% corporativos e 5% da área cultural, e serão realizados entre 2015 e 2018.

Do processo de captação fazem parte ainda as visitas técnicas com organizadores de eventos / entidades. Destas, a equipe do Recife Convention realizou este ano 14, todos os espaços para eventos associados nas regiões de Porto de Galinhas, Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Complementando as atividades, foram geradas 06 rodadas de negócios com organizadores, hotéis e entidades de gastronomia, e promovidos três eventos, sendo dois nacionais e um internacional, nas cidades de Florianópolis, Vitória do Espírito Santo e Madri, na Espanha.

Também foram realizados dois Fambusiness, em maio e agosto, que trouxeram 16 empresas de fora de Pernambuco para conhecer a estrutura de 61 dos 201 associados do Recife Convention, entre hotéis, espaços para eventos, restaurantes, entretenimento e agências de receptivos em todas regiões atendidas pelo Recife Convention e que possuem infraestrutura para eventos.

Benchmanking

Para avaliar suas atividades em relação à concorrência e assim incorporar os melhores desempenhos e aperfeiçoar seus próprios métodos, o Recife Convention&Visitors Bureaupromoveu, pela primeira vez em sua história, uma viagem de benchmarking aos conventions de Miami e Orlando, nos EUA. Com o apoio da TAM Linhas Aéreas, a diretoria da entidade e um grupo de associados estiveram naquele país no mês de outubro e puderam conhecer melhor os métodos de trabalho utilizados no exterior.

Participação em eventos

A participação em eventos fora de Pernambuco é muito importante para o departamento de Captação do Recife Convention, pois é neles onde os contatos são feitos e o destino apresentado (muito material promocional distribuído) a potenciais organizadores de congressos e seminários. Durante o ano de 2014, representantes do Recife Convention&Visitors Bureau estiveram nos seguintes encontros:

FEIRA/EVENTO DATA LOCAL

EBS 26 a 27/03 São Paulo

GMM 14 a 19/04 Belo Horizonte

WTM 23 a 25/04 São Paulo

IMEX FRANKFURT 20 a 22/05 Frankfurt

ABAV - Área corporativa 24 a 27/09 São Paulo

IMEX LAS VEGAS 14 a 16/10 Las Vegas

CongressoICCA 01 a 05/11 Turquia

Fórum ICCA&EIBTM para Jovens profissionais 15 a 18/11 Barcelona

EIBTM 18 a 20/11 Barcelona

26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos (ABEOC) 07 e 08/12 São Paulo

Nova identidade visual do Recife Convention

Com ilustrações do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora, falecido no último mês de setembro, a nova campanha de marketing do Recife Convention&Visitors Bureau alia arte a uma estratégia ousada de comunicação para divulgar o turismo de negócios.

As peças foram produzidas pela agência Makplan e,entre elas, há um guia completo com todas as informações que um organizador de eventos necessita sobre Pernambuco, informações básicas sobre a estrutura e equipamentos, pontos turísticos, gastronomia, artesanato e cultura.O material será distribuído em feiras, congressos e encontro de relacionamentos. “É uma oportunidade para mostrar arte pernambucana no Brasil e no exterior”, diz Bruno Herbert.

Para 2015

Já no primeiro mês de 2015, o Recife Convention pretende lançar o seu novo site, que já está passando por uma completa reformulação e que contará com novas ferramentas de navegação, será trilíngue (português, castelhano e inglês) e abrigará um banco de currículos onde associados poderão encontrar profissionais e, estes, oportunidades de trabalho.

O Agreste do estado será o próximo alvo das ações da entidade no ano que vem. Já estão sendo planejados Fambusiness, programas de divulgação, workshops e uma importante parceria com o Sebrae, que trabalhará nesta interiorização do Recife Convention, através do projeto Anfitriões.

O mercado europeu continuará na mira do Recife Convention, que já tem confirmadas as participações em feiras na Alemanha e Espanha.

Também para 2015 está prevista a realização de mais encontros regionais e um forte investimento no treinamento da equipe do Recife Convention.

O Recife CVB

Nascido há quase 14 anos da necessidade de transpor uma série de problemas enfrentados por muitos empresários do setor turístico do estado, o Recife Convention&Visitors Bureauvem, durante todo este tempo, colhendo boas experiências e resultados ainda melhores.

O então chamado “Cluster de Turismo”, hoje Recife CVB, conta atualmente com 201 associados e trabalha na identificação de obstáculos existentes para o desenvolvimento satisfatório do setor, traçando objetivos e viabilizando os meios para que estes sejam alcançados.

Assim vem atuando e provando, com números, o grande potencial de Pernambuco como destino para o turismo de lazer e, principalmente, o de negócios.

Fonte: Assessoria de imprensa