Recife CVB divulga destino e novidades na Festuris, em Gramado (RS)

Entidade apresentou novos produtos, ampliou conexões estratégicas e reforçou a promoção do destino no principal encontro do turismo nacional
Hellen Lopes, diretora executiva do Recife Convention

O Recife Convention & Visitors Bureau participou do 37º Festuris Gramado, entre 06 e 09 de novembro, no Serra Park (Centro de exposições em Gramado, RS). O Recife Convention participa por meio da diretora executiva Hellen Lopes, que estará no estande de Pernambuco divulgando os atrativos da capital pernambucana, tanto no quesito lazer, quanto corporativo, elencando as vantagens de viajar para Recife e sediar eventos na cidade.

Na ocasião, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) aproveitou para promover a última fase do “Roadshow Pernambuco Naturalmente Incrível – Frevo e Gastronomia”, em Gramado. A iniciativa de promoção nacional propõe combinar a capacitação do trade turístico com experiências sensoriais que valorizam a cultura e a culinária regional. O projeto percorre cidades estratégicas alcançando os principais mercados emissores de turistas para o estado. O Recife CVB também entra nesse contexto apoiando a ação itinerante, construindo e fortalecendo relacionamentos duradouros com pessoas visando contribuir no desenvolvimento do turismo local, tanto no cenário nacional quanto internacional.

De acordo com Hellen Lopes, o Festuris é uma vitrine importante trazendo o melhor do turismo brasileiro e gerando excelentes negócios para o trade que movimenta toda a cadeia turística. “Foi a última oportunidade do ano para reunir empresas e entidades dos mais diversos setores — turismo, transporte, hotelaria, comércio e serviços —, no Rio Grande do Sul, com o propósito de fortalecer a imagem de Recife como um destino competitivo e preparado para receber eventos de todos os portes”, declara. 

O Recife Convention aproveita para comemorar o desempenho de 2025 em captação de eventos. Segundo Lopes, de janeiro a outubro foram 21 eventos captados, com um impacto econômico estimado em R$ 78 milhões, 40 mil participantes e 60% de sucesso nas candidaturas apresentadas. “Esses números refletem o trabalho conjunto de todo o trade turístico, que atua de forma integrada na promoção do destino”, afirma. 

A pauta de eventos dos próximos anos, considerando as projeções de 2025 a 2033, confirma o crescimento do destino: 113 eventos estão previstos, somando um público estimado em mais de 900 mil pessoas. Entre eles, 43 congressos, 21 feiras e 12 encontros — distribuídos entre internacionais, nacionais, regionais e locais. Cada evento representa um impulso direto na economia, gerando demanda para hospedagem, alimentação, transporte e lazer.

NOVIDADES

Dentre novidades divulgadas na feira está o retorno dos voos diretos entre Recife e a Europa. Os voos entre Madri e Recife - por meio da companhia Iberia -, estarão disponíveis a partir de 13 de dezembro e serão realizados com a moderna aeronave Airbus A321XLR, com duração estimada de 8 horas e 20 minutos. Inicialmente, a rota será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sábados), com ampliação prevista para quatro frequências em 9 de fevereiro e, cinco, em 16 de fevereiro de 2026. Esse retorno marca um momento estratégico de reconexão internacional, colocando Recife de novo no mapa da conectividade transatlântica e fortalecendo a cidade como destino de negócios, lazer e experiências.

Com novas estruturas, conectividade aérea ampliada e um calendário robusto, Recife se posiciona como um dos destinos mais atrativos para o turismo de negócios no país. “O turismo de eventos não apenas movimenta a economia, mas também conecta pessoas, gera conhecimento e promove nossa cultura. É sobre isso que o Recife CVB trabalha todos os dias”, afirma Lopes.

TURISMO DE LAZER

Com cultura, gastronomia e hospitalidade únicas, Recife se consolida como um dos destinos mais vibrantes e autênticos do Brasil, convidando o turista a viver experiências que vão além da viagem. Entre rios e pontes, história e inovação, Recife é um convite permanente para quem busca cultura, sabor e autenticidade. Capital pernambucana, a cidade pulsa arte e movimento, e tem no turismo uma de suas maiores expressões de energia criativa. 

Combinando o charme do seu patrimônio histórico com a vibração de uma metrópole moderna, do Marco Zero ao Porto Digital, o visitante encontra uma cidade que respira arte, tecnologia e hospitalidade. Além disso, é o ponto de partida ideal para explorar o melhor de Pernambuco — de Olinda, patrimônio cultural da humanidade, a Porto de Galinhas, uma das praias mais paradisíacas do país.

Com uma agenda cultural diversa e efervescente, Recife oferece o frevo e o maracatu, no Carnaval, o São João e os festivais gastronômicos e de música que celebram as tradições com um toque contemporâneo. “O turista encontra em Recife uma experiência genuína. A cidade é viva, colorida e acolhedora — e cada visita revela um novo encantamento”, destaca a diretora executiva do Recife Convention. A capital pernambucana ainda é um verdadeiro paraíso para quem ama comer bem. Dos clássicos regionais — como o bolo de rolo, o arrumadinho e o caldinho de peixe — aos restaurantes autorais e premiados, a culinária recifense traduz a alma do seu povo: criativa, intensa e cheia de sabor.

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Recife se consolida também como um dos principais destinos do país para o turismo de negócios e eventos, impulsionado pela atuação do Recife Convention & Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos que há mais de duas décadas promove o destino junto ao mercado nacional e internacional.

A indústria de Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições (MICE) vem apresentando um crescimento constante nos últimos anos. Só em 2023 esse segmento movimentou mais de 1 trilhão de dólares no mundo. Recife desponta nesse cenário com novos equipamentos de eventos, recuperação da taxa de ocupação hoteleira e aumento na chegada de turistas internacionais. A cidade se consolida ainda como hub do Nordeste, atraindo congressos, feiras e encontros de alto impacto econômico.