RS se mobiliza para a Copa de 2014

Obras, palestras e ações de voluntariado são algumas das iniciativas realizadas visando o sucesso do evento esportivo.
Duplicação de pista na av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias



Porto Alegre se prepara para a realização da Copa 2014. As iniciativas envolvem vários setores. Atualmente a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) está realizando a duplicação de pista na av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Segurança realizou nesta semana palestra de preparação para a Copa 2014, em parceria com a Brigada Militar. O major André Mickele Córdova, do 9º BPM foi o palestrante convidado para explanar sobre o trabalho de segurança. 

Uma Fan Fest será realizada no Largo Glênio Peres e terá aproximadamente 20 mil pessoas em uma estrutura fechada com controle de acesso. Ainda contará com dois espaços chamados Public Viewing, que estarão localizados no bairro Restinga e outra no Centro Vida, na zona Norte da Capital. Esses eventos à parte serão para as pessoas que não poderão ir ao estádio. Comportará ainda estrutura de postos policiais e câmeras de videomonitoramento da EPTC, Brigada Militar e Guarda Municipal, que também estará presente nos pontos de interesse turístico da cidade.

Beira-Rio

O novo projeto de modernização do Estádio Beira-Rio também está evoluindo. A retirada do aterro sob a arquibancada inferior proporcionou um grande ganho de área de circulação. O nível 1 da arquibancada inferior contará com a instalação de 21 pontos de venda de lanches distribuídos numa área de 371 m², 26 sanitários, sendo oito femininos, oito masculinos, quatro infantis e seis destinados a Portadores de Necessidades Especiais.

Além disto, o novo projeto do Estádio Beira-Rio prevê uma ampla e confortável mobilidade do público nesta área. Os torcedores terão 17 acessos para chegar à arquibancada inferior, sendo dois destinados para cadeirantes. No nível 1 ainda haverá um posto de polícia militar, telefonia, depósitos, áreas técnicas e circulação de atletas e vestiários.

Voluntariado

O Programa Brasil Voluntário, do Governo Federal, foi apresentado nesta semana pela Secretaria Municipal da Juventude durante reunião da Câmara Temática de Qualificação, Voluntariado e Protocolo. Na ocasião foi detalhado as funções de cada participante.

Através do programa a cidade vai utilizar 2 mil voluntários. Eles serão divididos em três turmas com turnos de seis horas durantes dez dias. As inscrições serão feitas no site Brasil Voluntário, após a Copa das Confederações, que ocorrerá de 15 a 30 de junho, em seis cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza).

O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz recebeu do secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM), José Ricardo Calza Caporal, um anteprojeto de voluntariado para a Copa, elaborado pela instituição em parceria com outras empresas.

Durante o encontro, Bosco disse que vai avaliar o material entregue. “Vou conversar com os secretários envolvidos nesse processo pela prefeitura. Apesar dos programas nacionais, Porto Alegre terá um voluntariado local e certamente a ACM será uma parceira forte para a realização de um trabalho de qualidade”, afirmou.

Fonte: Assessorias de imprensa