RS possui mais de 200 projetos voltados para Copa

O Rio Grande do Sul foi listado com locais em Bento Gonçalves, Lajeado, Caxias do Sul, Canoas e Viamão.

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre divulgou, nesta quinta (03), o Balanço de 2012 para Copa. São mais de 200 projetos voltados para o mundial. No ano passado, a principal medida foi o recomeço das obras, em março, do Estádio Beira-Rio, local que será o palco de cinco jogos do Mundial.

Após nove meses ininterruptos da reforma, o estádio já está com 52,5% das obras concluídas e desde novembro está fechado, a fim de acelerar a reforma. A marquise do estádio foi completamente removida para dar lugar à cobertura. As novas arquibancadas seguem sendo instaladas nos quatro quadrantes, a fachada recebe execução de alvenaria e o gramado começou a ser retirado. A previsão é que o Beira-Rio volte a receber jogos em setembro e que as obras estejam concluídas em dezembro de 2013.

Ainda na área esportiva, a Fifa confirmou o Sesc, a Arena e o Centro de Treinamento do Grêmio como Campos Oficiais de Treinamento (COT). O novo estádio do tricolor gaúcho foi inaugurado em dezembro e o CT está em obra. No catálogo dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa, que poderão ser escolhidos pelos países classificados para a competição, o Rio Grande do Sul foi listado com locais em Bento Gonçalves, Lajeado, Caxias do Sul, Canoas e Viamão.

Em 2012 também foi lançado o programa de voluntariado da Fifa, que recebeu 130.919 inscritos tanto para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. O Rio Grande do Sul teve 7.069 inscritos. A expectativa da instituição é que trabalhem na Copa do Mundo cerca de 18 mil pessoas. Além do programa da Fifa, Porto Alegre também desenvolve um projeto para ter voluntários em praças, parques, aeroporto, shoppings, com o objetivo de auxiliar o turista.

Porto Alegre ganhou, no último ano, uma identidade visual para a Copa. Foi lançado o pôster da cidade para o Mundial. A imagem criada por Mauricio Pamplona mostra o desenvolvimento da cidade nas áreas tecnológica, cultural e econômica e ainda o Gasômetro, que é um dos cartões postais da capital.

Os jornalistas gaúchos participaram, em novembro, de um workshop para informá-los de como poderão fazer a cobertura tanto da Copa das Confederações quanto da Copa do Mundo. Veículos de comunicação não detentores dos direitos de transmissão não terão acesso ao estádio, receberão material da empresa detentora dos direitos, do qual só poderão utilizar 2:42 minutos dentro de programas jornalísticos. Prazos e formas de credenciamento também foram explicadas na reunião.

Ainda foram conhecidos os dois médicos gaúchos que vão responder pela área médica durante a Copa. Fábio Krebs representará a área médica do COL/Fifa na Capital e Felix Albuquerque será o responsável pelo controle do dopping.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Fonte: Ascom