RIOgaleão prepara operação especial para despedida dos atletas paralímpicos

Cerca de 850 pessoas em cadeiras de rodas devem passar pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim. Passageiros de voos internacionais poderão conferir diversas atrações.

O RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim deverá receber até 62 mil passageiros, sendo mais de 4.500 integrantes da Família Paralímpica, na próxima segunda-feira (19/09), dia seguinte ao encerramento da Paralimpíada do Rio de Janeiro. O movimento previsto é 50% maior do que em dias normais e se assemelha a uma sexta-feira, véspera de carnaval. Estão previstos 350 voos, sendo oito deles charters (não regulares no aeroporto). A complexidade da operação se dá, principalmente, em função do grande número de atletas e passageiros em cadeiras de rodas. A previsão é que cerca de 850 pessoas em cadeiras de rodas embarquem no aeroporto, onde em um dia normal passam cerca de 85, ou seja, um volume dez vezes maior que o usual.

Para garantir ao viajante que a experiência no RIOgaleão seja inesquecível e a volta para casa a mais agradável possível, a concessionária e as companhias aéreas criaram uma operação especial para este dia. Os balcões de check-in serão abertos cinco horas antes dos voos para que o embarque seja tranquilo e diluído ao longo do dia. Para entreter os passageiros e se despedir desses heróis da superação, o aeroporto preparou uma programação com diversas atrações para quem embarcar para viagens internacionais.

A Vila dos Atletas receberá novamente um mini aeroporto, que fará o check-in antecipado dos atletas entre os dias 18 e 20 de setembro, como ocorreu nas Olimpíadas. A expectativa é de adesão de mais de 70% dos viajantes hospedados no local. Com o check-in remoto, o atleta consegue emitir o cartão de embarque e despachar sua bagagem, que será transportada em caminhões lacrados até o pátio do RIOgaleão, quando serão inspecionadas e seguirão para a aeronave. Com isso, os atletas chegarão ao aeroporto e irão direto para o raio-x. Assim como na Olimpíada, para verificar essas bagagens no aeroporto, foram alugados três equipamentos de raio-x, totalizando oito deles que ficarão totalmente dedicados a este processo realizado pelas companhias aéreas.

Além dessas ações especiais para o check-in dos passageiros, 12 balcões da Polícia Federal serão disponibilizados no nível superior do embarque, para que os atletas em cadeiras de rodas possam seguir sem necessidade de uso de deslocamento vertical por um acesso exclusivo e expresso.

Atrações especiais

Repetindo o sucesso da despedida das Olimpíadas, o RIOgaleão promove, mais uma vez, um “até logo” para os atletas, comissões técnicas e turistas que estiverem deixando o Brasil. A escolha das atrações levou em conta uma premissa: que esses heróis se sentissem representados em sua passagem pelo aeroporto. A área restrita do embarque internacional do terminal 2 será tomada por diversas atrações a começar pelo painel de mensagens, que fez sucesso no evento anterior e, também, estará disponível no terminal 1. Nos Jogos Olímpicos, os atletas e turistas que voltavam para casa puderam escrever seus recados para o Rio de Janeiro em um grande mural. Agora, os brasileiros e outros espectadores terão a oportunidade de retribuir o carinho para os super-heróis paralímpicos que estão deixando a cidade por meio da página do aeroporto no Facebook (www.facebook.com/riogaleao).

Já cedo os passageiros poderão conferir a primeira sessão do cinema especial que exibirá o documentário “Paratodos”, filme que mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. As sessões serão exibidas até as 21h.

A partir das 14h, haverá duas apresentações do maestro João Carlos Martins, considerado também um dos maiores pianistas do mundo. Martins tocou na abertura dos Jogos Paralímpicos e é símbolo de superação de todas as dificuldades impostas por 20 cirurgias para voltar a exercer sua paixão. O músico se apresentará duas vezes com uma camerata de 10 instrumentistas e contará com a animação do bloco de carnaval Sargento Pimenta, que reedita músicas do grupo The Beatles em ritmo de samba. Haverá, ainda, um mini show solo do bloco. Durante a tarde quem estiver embarcando também poderá conferir o live painting de 11 artistas da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés (APBP), que farão arte com as bocas e os pés até as 21h.

Para completar, entre 9h e 21h acontece mais uma edição especial do “Música no Ar”, projeto inédito no aeroporto, idealizado pela concessionária para promover o acesso à cultura. Quatro apresentações durante o dia estão confirmadas com Jonatha Bastos, músico sem os braços que participou do programa Astros, Luis Otávio, pianista cego, além de Melim e Playmobile, finalistas do Superstar, reality show de bandas musicais.

Olimpíadas

No dia 22 de agosto, logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos, o RIOgaleão registrou pico histórico de movimentação no aeroporto: cerca de 85 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram nos terminais, quando o volume médio é de 40 mil passageiros diários.