Qual é o cenário atual das plataformas de eventos?

A radiografia dos principais fornecedores de tecnologia para eventos

Qual é o cenário atual das plataformas de eventos?

A radiografia dos principais fornecedores de tecnologia para eventos

Por Vanessa Martin
05/05/22

Saiba mais sobre a tecnologia que empodera os eventos virtuais e híbridos, aprendendo sobre as mais importantes métricas e ferramentas. Conheça mais de 200 referências e dicas de alguns dos mais relevantes influenciadores e profissionais internacionais sobre os eventos digitais.

O relatório da EventMB mostra o cenário atual as empresas de tecnologia do setor, feito entre 61 delas e destacou importantes referências para ajudar você no desing dos seus próximos eventos:

  • Crescimento da demanda – em 2022, 52% das empresas disseram ter menos de 3 anos
  • Tamanho – 62% tem entre 11 e 100 funcionários
  • Foco – 28% direcionam sua plataforma para os eventos corporativos externos e 16% para os associativos
  • Modelo de preços – as empresas posicionam a comercialização embasada no número de participantes (36%) e em pacotes (26%).
  • Estilo das plataformas – 82% delas utiliza o modelo padrão de navegação web onde é incorporado o streaming do vídeo e o download de conteúdo. 6% oferecem recursos em 2D, 10% disponibilizam ambientes 3D e apenas 1,5% tem experiências imersivas em 3D/RV – Realidade Virtual. Houve significativo aumento do oferecimento também de experiência mobile: saltou de 39% em 2021 para 57% este ano. A capacidade de atender usuários simultâneos aumentou significativamente: 46% relatam poder atender até 100.000 pessoas. O acesso oferecido também é controlado por 93% delas e 71% oferecem single-sign-on (SSO), permitindo que usem credenciais do trabalho. 88% oferecem possibilidade de múltiplos tipos de participantes e acesso atrelados ao tipo de pagamento. A preocupação com segurança e compliance continua a crescer: 95% oferece suporte e ferramentas para atendimento à GDPR.
  • Suporte – 71% oferecem atendimento 24horas e o email é o canal mais disponibilizado (98%), seguido do chat (89%) e telefone (80%).O tempo de resposta para 73% das plataformas é de até 1 hora.
  • Ferramentas – Híbrido é oferecido por 27%, networking por 16% e engajamento com 20%. Integração – 90% indicaram ter API - Advanced Programming Interface (indica a capacidade de compartilhar perfeitamente dados entre plataformas), mas apenas 67% indicaram ser capazes de compartilhar dados parcialmente. O tipo de integração mais utilizado é a inscrição (80%), seguido de vendas e CRM (80%) e automação do marketing (72%).
  • Marketing, branding e patrocínio – a customização avançada é indicada por 72% das plataformas. Entre as opções oferecidas no marketing pré-evento estão os relatórios e analytics (93%), inscrições (87%), elaboração de email marketing (77%) e ticketing (69%). Destaque entre as ferramentas de patrocínio oferecidas: perfil do expositor/patrocinador (92%), sessões patrocinadas (90%), relatório de ROI (87%), recuperação de leads (84%), banners (79%) e push notifications (75%).
  • Engajamento – a resposta das plataformas à demanda por oportunidades de engajamento foi forte: crescimento de 86% em 2021 e 93% em 2022. As ferramentas mais oferecidas: live chat (93%), Q&A (90%), pesquisas (90%), push notifications (89%), live polls (85%), moderação do chat (84%), reações e emojis (82%) e gamificação (75%). Este último era de apenas 17% em 2021.

  • Networking – As cinco opções mais citadas: chat entre participantes (92%), perfil dos participantes (90%), vídeo-call 1-1 (84%), agendamento de reuniões 1-1 e chat em grupo (ambos com 80%). Embora existam meios mais simplificados de networking online, a melhor ferramenta (encontrar e aproximar pessoas que tem interesses em comum) envolve IA – inteligência artificial e algoritmos preditivos e foi indicada apenas por 39% das plataformas e o matchmaking baseado no tipo de participante com 51%. 90% delas indicaram poderem ser utilizadas como plataforma de comunidades ativas o ano todo.
  • Conteúdo – Os maiores crescimento foram na oferta de agenda personalizada (90% este ano contra 73% em 2021) e no compartilhamento em mídias sociais (de 55% para 74% em 2022). Outras ferramentas se destacam: conteúdo acessado por tipo de usuário (89%) e biblioteca de conteúdo on demand (84%).
  • Acessibilidade – se tornou mais inclusivos e acolhedores, incluindo interfaces personalizáveis (59%), tradução de áudio em tempo real (55,7%), legendas ao vivo automatizadas (54,1%) e legendas ao vivo geradas por humanos e transcrição de video (36,1% cada).
  • Live streaming e vídeo - A maioria das plataformas oferece suporte a fluxos de vídeo externos de vários provedores, incluindo do YouTube ou Vimeo (88,5%), feeds de software de comunicação de vídeo dedicado como Zoom ou Teams (75,4%) ou plataformas de produção de vídeo ao vivo como StreamYard ou Restream (65,6%) ).Houve aumento na quantidade de fornecedores que oferecem vários tracks ou sessões (de 70% para 90%), na gravação e reprodução de vídeo (76% para 84%) e também em breakouts (66% ara 79%). A latência (é o atraso entre o enviado do vídeo e sua exibição): menos de 0,5 segundos (de 31% para 21%) e entre 0,5 e 2 segundos (24% para 21%).
  • Feiras e exposições virtuais – Em 2022, houve crescimento de 30% na oferta de estandes ou local de exposição: 80% declaram oferecer esta opção.
  • Recebimentos – 61% oferecem o recebimento de inscrições em suas plataformas e 79% o vinculam a um fornecedor terceirizado.
  • Relatórios e analytics - a grande maioria permite visualização dos dados em dashboards para o organizador (95,1%) e apenas metade deles oferecem também para expositores/patrocinadores (55,7%). Entre os dados oferecidos estão: visualização das sessões (91%), métricas de engajamento (89%), contatos e conversas (77%). visitas aos estandes (75%) e uso do aplicativo (71%).

Além destas informações, o relatório apresenta detalhado comparativo entre as 61 plataformas pesquisadas e entrevistadas, além de200 métricas e dezenas de páginas com dicas de especialistas com dicas preciosas para ajudar você com seus eventos digitais.

PARA SABER MAIS

• Virtual Event Tech Guide - https://www.eventmanagerblog.com/virtual-event-tech-report

• Leia a matéria “Para onde caminha o mercado de eventos?” para conhecer os principais pontos de duas pesquisas internacionais recentes sobre o mercado de eventos. (https://www.portaleventos.com.br/news/Para-onde-caminha-o-mercado-de-eventos)