Pullman São Paulo Ibirapuera recebe o Sponsors Brasil 2025

Sucesso de público e de conteúdo, evento consolida-se como o maior encontro de gestão de patrocínios do país
Equipe organizadora do evento

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a capital paulista recebeu o evento Sponsors Brasil 2025 – Encontro Nacional de Gestão de Patrocínios, considerado o mais importante evento do setor no país, organizado pela Associação Patrocínio Brasil (APBR). O encontro reuniu, no Hotel Pullman Ibirapuera mais 300 participantes, entre executivos, especialistas e líderes do mercado, para discutir tendências, estratégias e inovações no universo dos patrocínios. Com uma programação robusta, o evento contou com 21 palestras e painéis, 17 mentorias e contou com participação de 62 palestrantes e mentores, consolidando-se como um marco na evolução da gestão de patrocínios no Brasil. 

Com exclusividade ao Portal Eventos, Beatriz Borges, uma das organizadoras do evento e Adauto Gudin, Presidente da APBR falaram sobre o objetivo do evento e importância e parceria com Sergio Junqueira Arantes, e o Grupo Conecta Eventos, o qual apoiou institucionalmente o encontro, respectivamente: 

"O objetivo aqui é o da Associação Patrocínio Brasil, que é aproximar as marcas das propriedades, portanto os patrocinados dos patrocinadores de todos os setores mais diversos possíveis, por isso que nosso evento ficou com tanto conteúdo e uma agenda tão extensa porque são muitos setores que tem práticas e negócios em patrocínio. Essa é a primeira edição mais profissional, digamos assim, é a segunda vez que a gente faz o evento pela entidade, a entidade é muito nova, está completando dois anos, então é a segunda edição, mas é a primeira que o evento está melhor estruturado e pretendemos expandir e ter um evento ainda maior em 2026", informa Beatriz. 

"A importância desse evento para o setor de eventos é fundamental. O mercado de eventos está sempre evoluindo e o momento é muito propício para os patrocínios, porque hoje as marcas têm a possibilidade de ter uma conexão direta com o seu público final, seja B2B ou B2C. Fazer essa conexão através de eventos e de patrocínios é fundamental para encantar o seu consumidor, o seu cliente, passar uma imagem de responsabilidade social e poder gerar negócios diretamente, inclusive novos negócios", afirma. 

"É uma satisfação contar com o apoio do Grupo Conecta Eventos, conhecer o senhor Sergio, que é uma personalidade do setor de eventos e quem é particularmente eu admiro muito, e nós já participamos de alguns eventos, tanto do Grupo Conecta Eventos quanto do CEO Council, que é uma iniciativa espetacular para o setor de eventos, então, contar com o apoio de uma empresa com esse respeito no mercado é um atestado de qualidade para os nossos eventos. A gente está muito contente com esse apoio e esperamos que ele continue por muitos anos", completa. 

O Sponsors Brasil reafirmou seu papel como o principal fórum de discussão e capacitação do setor de patrocínios no Brasil, promovendo conexões e reconhecimento das melhores práticas do mercado. A edição de 2025 deixa um legado de inspiração e inovação, preparando o terreno para futuras discussões e avanços no setor.

"O Sponsors Brasil foi um sucesso. E para nós da APBR foi uma satisfação poder realizar este encontro. Temos um ano e meio como associação e acredito que a gente vem fazendo um trabalho relevante pelo tamanho e relevância das marcas que estavam em nosso evento. São empresas que acreditam em nosso trabalho, em nosso projeto que é elevar o mercado de patrocínio ao status que ele merece", finaliza Adauto.

Programação diversificada e de alto nível

Entre as principais atrações do evento, o público pôde acompanhar a palestra internacional "Como Mensurar Resultados em Patrocínios? O Caminho Mais Curto para o ROI é o ROO", com Paul Pednault, CEO e fundador da Sponsorium International. Considerado o “guru da avaliação de patrocínios”, ele trouxe em suas falas insights sobre as metodologias mais avançadas para avaliação de investimentos em patrocínio.

Fiquei impressionado com a qualidade da organização. O Brasil está em um momento de crescimento em termos de atividades de patrocínios e vemos uma tendência futura positiva com governos e setor privado. Estamos no Brasil há muito tempo, muitos anos, e eu diria que 2025 é um ano realmente muito bom para atividades do setor de patrocínio por todo o Brasil”, afirmou Paul Pednault.

Destaque também para a apresentação de Samuel Lloyd, diretor comercial da Urbia Parques, que abordou a sustentabilidade e a preservação ambiental por meio de patrocínios, trazendo como grande case a gestão inovadora da concessão do Parque do Ibirapuera.

Entre os estudos de caso, Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcellorMital, trouxe em sua palestra um rico conteúdo sobre o investimento social e patrocínios da empresa, que é uma das maiores incentivadoras de projetos sociais do Brasil.

Painéis temáticos e mentorias práticas

Os painéis temáticos foram um dos pontos altos do evento, trazendo grandes profissionais das áreas de esporte, cultura e responsabilidade social para um importante debate de conceitos e ideias. O painel "Patrocínio no Esporte: O poder da emoção, alcance e mobilização do esporte" contou com a participação da Secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Cel. Helena Reis, além de Roque Mendes, da Bussiness Director da Vicar, Vinícius Bastiani, Gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras, e Eduardo Leite, Sócio Diretor do Grupo Kleffer.

Patrocínio é essencial para o desenvolvimento do esporte, seja para os atletas, clubes, federação e, também, como política pública. Este evento é importante pois coloca junto diversos atores que atuam nessa área, sejam possíveis investidores, equipes marketing, e de projetos que querem ter algum ipod e patrocínio. Essa união e troca de experiências pude perceber que foi muito valiosa e com certeza daqui vão surgir novas ideias e iniciativas”, afirmou Cel Helena Reis.

Já o painel “Como as marcas podem utilizar o audiovisual para potencializar seus patrocínios” contou com a participação de Gabriela Desire, consultora de projetos de infraestrutura do BTG Pactual, Iara Cardoso, CEO do Grupo Storm e Juliano Rossi Machado, vice-presidente de marca da RAM América do Sul. O painel abordou o papel do audiovisual como ferramenta estratégica em projetos patrocinados, explorando como proponentes e patrocinadores podem colaborar para maximizar os resultado.

No segmento social, o painel "A importância do Patrocínio Social alinhado aos objetivos de marca" trouxe reflexões valiosas com Renato Politi, da Sponsorium América Latina, Laís Musetti, da Braskem, e Tatiana Bizzi, do Instituto Alcoa. Além disso, temas como cultura, eventos e regulamentação de casas de apostas também foram debatidos, ampliando o escopo de discussões do evento.

Já com a temática “Patrocínio na Cultura: a sinergia entre produtores, patrocinadores e público”, subiram ao palco Andréa de Araújo Nogueira, Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, Alexandre Gidaro, Gerente de Filial SP da Caixa Cultural e Vander Lins, Coordenador de Programação Cultural e Projetos Especiais Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Para o setor de eventos o Sponsors trouxe o painel “Patrocínio em Eventos e Live Marketing : Estratégias, Tendências” que colocou lado a lado grandes nomes do segmento: Paulo Octavio de Almeida, diretor-presidente da UBRAFE, Andrea Rizzi, Head Team Deal da Red Door Agency, Gianna Toni, Special Projects and Partnerships Manager, da Francal, Marcelo Oliva, Head Comercial de Eventos da EQUI Investimentos e Eduardo Frezarin, Co-Founder e CEO da YAZO.

As 17 mentorias exclusivas foram outro diferencial do Sponsors Brasil 2025. As sessões interativas conectaram teoria e prática, abordando temas técnicos, estratégicos e criativos. Os participantes tiveram a oportunidade de se capacitar com especialistas renomados, aprofundando conhecimentos em áreas específicas de gestão.

Prêmio Patrocínio Brasil 2025: Celebrando a excelência do setor

No dia 26 de fevereiro, o Sponsors Brasil 2025 encerrou a programação com a realização da 1ª edição do Prêmio Patrocínio Brasil, uma celebração das melhores práticas e iniciativas do setor. Os parâmetros de julgamento do foram totalmente baseados em valores de patrocínio e estruturados pela tecnologia da Sponsorium, garantindo um processo objetivo e parametrizado.

A cerimônia premiou marcas, profissionais e projetos que se destacaram no mercado brasileiro ao longo do último ano, abrangendo áreas como esporte, cultura, entretenimento, eventos corporativos e responsabilidade social. “Foi muito bom para a Sponsorium participar do primeiro prêmio de patrocínio do Brasil. Compartilhar nossa experiência internacional só foi possível graças ao profissionalismo do Presidente da APBR e de toda a diretoria. Continuamos juntos apoiando o crescimento de uma entidade tão importante para o setor”, afirmou Renato Politi, Head de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Sponsorium.

Vencedores do Prêmio Patrocínio Brasil 2025:

  • Categorias Técnicas

  1. Melhor uso de conteúdo: ArcellorMittal, Aço oficial Stock Car
  2. Melhor uso de Dados: Dados que conectam , Imperial Sports x Retize
  3. Melhor uso de Relações públicas : Brandpower - NFL Brasil
  4. Melhor uso de tecnologia: Imperial Sports e Retize: a nova era do live brand tracker com IA
  5. Melhor uso do Digital: Fight Music Show 4 - Popó x Bambam

  • Categorias setoriais

  1. Melhor engajamento de colaboradores: Zico e Klini Assistência Médica
  2. Melhor patrocinador estreante: Fight Music Show 4
  3. Melhor patrocínio com propósito social (Valor de investimento até R$250.000,00): Linha de Produtos Sensoriais | SPFC
  4. Melhor patrocínio com propósito social (Valor de investimento R$250.000,00 ~ R$999.000,00): AstraZeneca Viva a Cultura
  5. Melhor patrocínio com propósito social (Valor de investimento acima de R$1.000.000,00): Ilha da Imaginação
  6. Melhor patrocínio de mídia: Fórmula E e DHL
  7. Melhor patrocínio em artes e cultura: Programa Transpetro em Movimento
  8. Melhor patrocínio em eSports e games (Valor do investimento R$250.000,00 ~ R$999.000,00): IEM Rio
  9. Melhor patrocínio esportivo (Valor do investimento R$250.000,00 ~ R$999.000,00): Brasil Ride 2024
  10. Melhor patrocínio esportivo Valor do investimento R$250.000,00 ~ R$999.000,00): Mormaii Open Garopaba
  11. Melhor patrocínio esportivo (Valor do investimento acima de R$5.000.000,00): Brasileirão de Futebol Betano
  12. Melhor patrocínio musical: Best of Blues and Rock
  13. Melhor patrocínio sustentável: ArcelorMittal - Aço Oficial da Stock Car

  • Categorias Especiais

  1. Agência do ano: Dançar Marketing
  2. Evento patrocinado do ano: NFL in Brasa
  3. Detentor de direitos do ano: Stock Car
  4. Patrocinador do ano: ArcelorMittal

Fonte: Assessoria
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