Puerto Rico quer ampliar participação brasileira no fluxo de passageiros

Destino de destaque no Caribe intensifica divulgação e parcerias com operadoras e companhias aéreas

O terceiro lugar conquistado pelo Brasil no ranking dos maiores emissores na América Latina para Puerto Rico – superado apenas pelo México (primeiro lugar) e Colômbia (segundo lugar) – anima a promoção do turismo de Puerto Rico no País. Apesar de 90% do turismo internacional da localidade ser dominado pelos visitantes dos Estados Unidos, a presença dos brasileiros na fatia de viajantes latino-americana estimula novas ações.

Com a oferta de 18 voos semanais da Copa Airlines (conexão no Panamá) e cinco por semana da Avianca (via Bogotá) – esta com previsão de ter mais dois voos até o final deste ano – o turista parte do Brasil e chega a San Juan, capital de Puerto Rico. Também é possível chegar ao destino com voos da American Airlines, via Miami; United Airlines, via Houston; e Delta Airlines, via Atlanta.

Enrique Banuchi, diretor de Vendas e Marketing para América Latina da Companhia de Turismo de Puerto Rico (CTPR), frisa que a permanência mínima recomendada para o brasileiro, que deseja desfrutar do destino, é de uma semana. Ele destaca que os atrativos turísticos ao gosto dos viajantes, que partem das mais diversas localidades do País, são principalmente natureza, compras, golfe, surfe, patrimônio cultural, cassinos, alta gastronomia e praias, tudo distribuído num território de 9,9 mil quilômetros quadrados.

A hospitalidade da população local, elevado nível de qualidade nos serviços e uma estrutura de receptivo com alta capacitação, comparada a de outros destinos no Caribe, fazem de Puerto Rico, de acordo com Banuchi, opção que supera a expectativa do passageiro desde o desembarque.