Publicações trazem orientação sobre ética, boas práticas e autorregulamentação no Eventos Brasil 2014

Durante o 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014, ABEOC Brasil lança três publicações de interesse do setor que serão distribuídas de forma gratuita no estande da associação. Objetivo é que publicações funcionem como guia prático para os profissionais. Inscrições online com desconto terminam no dia 01/12. Inscreva-se já: www.Eventosbrasil.Org.Br

Três publicações lançadas pela ABEOC Brasil estarão disponíveis no estande da associação durante a realização do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014, que acontece os dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças. O “Código de Ética da ABEOC Brasil”, o “Guia de Boas Práticas de Gestão das Empresas de Eventos” e o “Código Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Eventos – 1° Parte: Conceitos e Relações de Mercado” serão distribuídos gratuitamente para os participantes do Congresso.

O “Código de Ética da ABEOC Brasil” traz informações sobre a associação, sua função e informações de como ser um associado e os benefícios. Em 13 páginas e 42 artigos, o leitor tem informações importantes sobre cada função da diretoria da associação e de como deve ser a relação com a comunidade, fornecedores e governo.

“Por lidarmos com todos os setores produtivos da economia nacional, o setor de eventos precisa adotar a postura da profissionalização, da formalidade, da capacitação e qualificação dos serviços prestados, para que o Brasil avance no mercado interno e se consolide no cenário internacional como destino de eventos”, explica Anita Pires, presidente da ABEOC Brasil. “Entendemos que o setor somente crescerá de forma contínua e organizada com a construção de normas, regulamentos e a com a atuação ética das empresas de eventos”, completa sobre a importância da publicação.

Segundo Anita Pires, as três publicações são contribuições muito importantes da ABEOC Brasil para o setor de eventos. “Estas ferramentas que estamos oferecendo ao mercado ampliam o acesso das empresas a informações de qualidade e isso deve trazer ganhos significativos para toda a cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos”, analisa.

O “Guia de Boas Práticas de Gestão das Empresas de Eventos” é outra publicação fundamental para o setor. Fruto do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, o manual é o resultado das dinâmicas realizadas nos 12 Estados onde aconteceram o Programa. Foram 96 horas de oficinas em cada estado, onde as empresas trocaram impressões e informações, caminhando para proposições de melhoria na gestão das empresas de eventos.

Dividido em seis capítulos, o guia traz dicas de planejamento, atendimento ao cliente e gestão de pessoas, dentre outras. “Este é mais um dos pontos positivos alcançados, que impactarão diretamente na gestão das empresas e na profissionalização do setor”, afirma Anita.

A terceira publicação que será distribuída no estande da ABEOC Brasil durante o Congresso é o “Código Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Eventos – 1° Parte: Conceitos e Relações de Mercado”. A publicação foi organizada por Alexandre Garrido, especialista em gestão estratégia pela Fundação Getúlio Vargas, Andrea Nakane, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, Ariane Angioletti, diretora executiva da ABEOC Brasil, Marisa Canton, doutora em Turismo pela ECA/USP, Roosevelt Haman, docente da FAAP e Vanessa Martin, mestra em Turismo pela ECA/USP.

Com base na Lei Geral do Turismo, o livro assume o protagonismo da mudança de posicionamento que o setor sempre esperou partir das esferas públicas. “O que propomos aqui é a organização do setor de eventos, pelo setor de eventos, partindo deste primeiro trabalho que apresentamos”, explica Anita. “O passo seguinte é reunir os representantes de toda cadeia produtiva, para gerarmos modelos de documentos e de procedimentos, dando assim subsídios para ampliar o fortalecimento e a profissionalização do setor”, informa.

Vasta programação

Apresentação de trabalhos técnicos, rodadas de negócios, fórum de jovens empresários e reunião de diversas entidades são algumas das atividades programadas para o Eventos Brasil 2014. As inscrições ainda podem ser feitas no site oficial do evento que reúne toda a informação sobre o Congresso: www.eventosbrasil.org.br. As apresentações e discussões do Congresso serão compiladas e utilizadas na elaboração da Carta de São Paulo, documento que apresenta as recomendações da ABEOC BRASIL e parceiros para o desenvolvimento do futuro do mercado de eventos no Brasil e no Mundo.

Eventos Brasil 2014 – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos

Quando: 7 e 8 de dezembro de 2014 – das 8h às 18h

Onde: Centro de Convenções Rebouças- São Paulo – SP

www.facebook.com/congressoeventosbrasil


Fonte: Assessoria