Na feira, a Procolombia apresentou seus destinos de sol e praia, como Cartagena, Santa Marta, San Andrés e Providencia. Na cultura, destacou Bogotá e Medellín e a Paisagem Cultural Cafeeira, Patrimônio da Humanidade desde 2011. A Paisagem Cultural Cafeeira permite que os turistas conheçam de perto o processo de fabricação de café e descubram ainda a cultura do café de cada um dos municípios.
Como parte do destino natureza e aventura, Caño Cristales, no departamento de Meta, no leste do país, foi um dos destaques com as cores originais do rio e suas ofertas em pesca esportiva. Da mesma forma, a Colômbia aproveitou a participação na WTM para promover o produto cruzeiros, um dos preferidos dos brasileiros. Não podemos esquecer que Cartagena é o principal porto de passageiros do país vizinho e registrou em 2014 a entrada de 314.207 cruzeiristas.
Em 2013, esse número era de 306.694 passageiros. Para a oferta de cruzeiros, o Brasil é um dos mercados mais importantes, como 60% de embarque. Para cruzeiros de nicho, em Santa Marta, o número de viajantes aumentou de 3.038 para 6.075. Destaca-se também a nova oferta da Colômbia: a costa do Pacífico, que no ano passado, abriu com a chegada da Prata Explorer. Finalmente, para turismo de incentivos, destaque para Bogotá, Cartagena e Paisagem Cultural Cafeeira.
Em 2014, foram registrados 124.712 turistas brasileiros na Colômbia. Um aumento de 39% em comparação com o ano anterior, onde os visitantes brasileiros foram 89.753. Os cinco destinos mais populares foram Bogotá, Cartagena, Medellín, Cali e San Andrés. Para Medellín, destino conhecido pela sua infraestrutura e capacidade para grandes eventos, o aumento foi de 262,2%, subindo para 3.095 viajantes. Setembro de 2014 foi o mês com maior número de brasileiros na Colômbia, com um valor de 12.721 viajantes.
Os brasileiros que viajam para a Colômbia têm a sua disposição 29 voos semanais, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Estas frequências compreendem uma oferta de 5.970 lugares por semana.
Geral do Turismo na Colômbia:
• A Colômbia tem 928 voos internacionais, 137.008 assentos disponíveis e 22 diferentes companhias aéreas que operam internacionalmente.
• Em 2014, um total de 1.967.814 turistas estrangeiros passou pelo País. Isso representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
• Estados Unidos e países da América do Sul são mercados que emitem o maior número de viajantes estrangeiros a não residentes na Colômbia. Estados Unidos é o primeiro, seguido por Venezuela, Equador, Brasil e Peru.
• Bogotá, Cartagena, Medellín, Cali e San Andrés são as cidades que mais recebem viajantes.
• Para a promoção de Sol e Praia como destino, Procolombia identificou oportunidades em países como Brasil, Alemanha, EUA, Espanha, Itália, Costa Rica e Equador.
• Para reuniões ou convenções, países como Brasil, Canadá, Espanha, EUA, México, Peru, Porto Rico e no Reino Unido foram destacados. Enquanto na promoção de cruzeiros, destaques para Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, México, Peru, Estados Unidos, Japão e Itália.
Procolombia
A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.
Comentários