Azevedo antecipou que uma campanha de valorização aos agentes de viagens será apresentada no próximo sábado (27) durante a reunião do Conselho Nacional, restrita à diretoria executiva da entidade e aos dirigentes das ABAVs Estaduais. A participação do ministro Vinicius Lages e de Marcio Favilla, diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo, favorecerá o debate acerca das principais questões referentes ao crescimento e ao fortalecimento da indústria de viagens, tais como uma agenda de qualificação e capacitação profissional, reorganização da capacidade de desenvolver e estruturar destinos turísticos, inserção do turismo na agenda de inovação do país e a construção de um calendário turístico nacional, atualizado permanentemente.
Em seu discurso de abertura, o presidente da ABAV Nacional ressaltou, ainda, a decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em suspender a compra de passagens aéreas a partir do intermédio de uma agência de viagens e reforçou que a associação, em conjunto com a ABAV-DF, continua empenhada em contornar esta medida.
Autoridades presentes
Ao longo da cerimônia de abertura, o ministro Vinicius Lages parabenizou o trabalho desempenhado pela ABAV ao longo destes 60 anos e posicionou a ABAV Expo “não apenas como um evento de negócios, mas de relacionamento e reconhecimento”. Ao declarar que estará presente nos cinco dias de feira, Lages reiterou a importância de “estar perto desses que são os principais atores do mercado turístico brasileiro não somente para compreender, mas para definir estratégias conjuntas para o futuro”.
A participação do Ministério do Turismo no evento está diretamente relacionada à importância de se conhecer melhor o turista e os destinos turísticos e à iminente necessidade de promover o Brasil, incentivando, de maneira mais eficiente, o turismo doméstico, potencializado a partir da melhoria do perfil de renda da população nos últimos 12 anos. Neste sentido, ganha força a campanha #partiuBrasil, cujo objetivo é reforçar os atrativos turísticos do país de modo a favorecer a circulação de passageiros em território nacional.
Sob o ponto de vista de Claudio Magnavita, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, destino patrono da ABAV Expo, as inovações que acompanham a 42ª ABAV Expo – comercialização de pacotes turísticos com descontos promocionais no final de semana (dias 27 e 28 de setembro) e consolidação como palco para a realização de negócios a partir da presença de espaços como a Ilha Corporativa Abracorp e o 42º Encontro Comercial Braztoa – a posicionam como um evento decisivo na história do turismo nacional. “O Evento ABAV é fundamental para o crescimento e para a história do Brasil”, disse.
O objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor como um todo é compartilhado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o presidente do Conselho de Turismo da entidade, Alexandre Sampaio, a realização da ABAV Expo é bem-vinda, uma vez que “o turismo tende a ocupar seu devido lugar na economia nacional por meio da sua transversalidade”. Segundo Sampaio, a CNC está investindo em um processo de inserção de profissionais no setor – no total, já foram realizados mais de 14 milhões de atendimentos na área social.
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