O Prêmio Top Destinos Turísticos 2025 divulgou, na última sexta-feira (28), os três municípios finalistas em cada uma das 16 categorias e Regiões Turísticas (RTs) avaliadas pela organização. O anúncio, conduzido pela Russell Bedford Brasil, reuniu representantes do trade paulista, técnicos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP) e lideranças do setor, reafirmando a relevância da premiação como instrumento de visibilidade, segmentação e fortalecimento competitivo dos destinos paulistas.
Durante o encontro, Ana Clemente, Coordenadora de Turismo da SETUR-SP destacou uma ampliação importante na estrutura desta edição: o evento contará com 17 estandes temáticos, um para cada categoria e um para RTs, transformando a premiação em uma vitrine dos destinos turísticos Top Finalistas. A estrutura para eventos do local da premiação nesta 6ª edição tornou viável essa inovação. A proposta permitirá que cada município destaque os diferenciais que o credenciaram como Top Finalista em seu respectivo segmento. A iniciativa reforça e se integra ao projeto prioritário de segmentação turística conduzido pelo Estado de São Paulo.
Outra vantagem oferecida pelo Hotel Terras Altas Resort & Convention Center e seu estúdio de última geração, disponibilizado aos participantes da premiação. No local serão produzidos 17 videocasts exclusivos, referentes às categorias e Regiões Turísticas, reunindo os três Top Finalistas e um técnico da SETUR. Após a edição, todos os programas serão publicados no site www.topdestinossp.com.br, ampliando a longevidade, o alcance e a circulação do conteúdo.
A integração do programa “Made in São Paulo” também ganhou destaque no anúncio, reforçando a valorização de produtos, serviços e da identidade paulista. “Quando carimbamos o que cada cidade produz, mostramos excelência e fortalecemos o turismo. O Prêmio Top Destinos Turísticos será um reforço importante para os acordos entre Aprecesp e Amitesp”, destacou Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention. Com isso, o programa passa a integrar oficialmente a programação do Prêmio.
Ao formalizar a lista de Top Finalistas, Wesley Garcia, Diretor para São Paulo da Russell Bedford Brasil, reforçou o compromisso com transparência e auditoria independente. “A gente chega aqui com orgulho de contribuir para o setor. É um compromisso com a transparência”, afirmou.
A Cerimônia Oficial de Entrega da 6ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos será realizada em 16 de janeiro de 2026 no Hotel Terras Altas Resort & Convention Center, reunindo autoridades, gestores municipais, profissionais do turismo e lideranças do trade.
Finalistas por categoria — Top Destinos Turísticos 2025
- Turismo de Aventura: São Bento do Sapucaí, Atibaia e Socorro
- Turismo de compras: Embu das Artes, São Roque e Serra Negra
- Turismo Contemporâneo: São Roque, Itu e Serra Negra
- Turismo Cultural: Olímpia, Itanhaém e Santana de Parnaíba
- Ecoturismo: Peruíbe, São Pedro e São Sebastião
- Turismo de Esportes: Boituva, Mairiporã e Natividade da Serra
- Estudos e Intercâmbio: Águas de São Pedro, Botucatu e Tatuí
- Gastronomia: Holambra, Piracicaba e São Roque
- Turismo Náutico: Bertioga, Caraguatatuba e Itanhaém
- Negócios e Eventos: Águas de Lindóia, Itatiba e Santana de Parnaíba
- Turismo Temático: Campos do Jordão, Holambra e Olímpia
- Pesca: Bertioga, Peruíbe e Presidente Epitácio
- Religioso: Iguape, Itaporanga e Pirapora do Bom Jesus
- Rural: Mairiporã, Socorro e Taubaté
- Saúde e Bem-Estar: Águas de Lindóia, Ibirá e Serra Negra
- Turismo Social: Amparo, Pindamonhangaba e São Sebastião
- Sol e Praia: Guarujá, Peruíbe e Praia Grande
- Regiões Turísticas: Circuito das Águas Paulista, Litoral Norte de São Paulo e Mantiqueira Paulista
EXPO FÓRUM TOP DESTINOS SP — 17 de janeiro de 2026
A organização, confirmou, ainda a realização do Expo Fórum Top Destinos SP, marcado para 17 de janeiro de 2026, no próprio Hotel Terras Altas Resort & Convention Center. O encontro reunirá potenciais investidores e consumidores de destinos, formadores de opinião, profissionais de imprensa e veículos de comunicação, além de autoridades, gestores públicos, especialistas e representantes do trade. A programação abordará temas estratégicos para o desenvolvimento turístico local e regional, como, por exemplo, como atrair um hotel de rede.
Sessão conduzida pelo Grupo Accor Hotels, abordando critérios de expansão da rede no Estado de São Paulo, modelos de viabilidade e estratégias de atração para destinos de pequeno, médio e grande porte.
Tecnologia e integração dos destinos
Debate sobre ferramentas tecnológicas que conectam atrativos, equipamentos e serviços turísticos, com foco em governança, experiência do visitante e inteligência territorial.
Municipalização do Programa MADE IN SP
Como os municípios podem utilizar a certificação para fortalecer identidade territorial, melhorar competitividade e atrair visitantes e investimentos.
Estandes exclusivos e relacionamento com a imprensa
Os municípios Top Finalistas terão à disposição, nos dias 16 e 17 de janeiro, estandes instalados no Hotel Terras Altas Resort & Convention Center para expor seus diferenciais competitivos, produtos turísticos, projetos e atrativos segmentados.
Além disso, haverá agenda dedicada de interação com a imprensa convidada, ampliando a visibilidade institucional dos destinos e reforçando a divulgação nos principais veículos de comunicação especializados.
A organização reforçou que municípios não classificados nesta edição, além de receberem convites para o evento, poderão participar novamente em 2026. “A ideia é que o programa seja permanente”, afirmou Aristides Cury, presidente da Skål Internacional São Paulo (Associação Mundial dos Profissionais de Turismo), e Conselheiro Vitalício da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), entidades copromotoras da premiação. A próxima etapa será a cerimônia oficial em 16 de janeiro de 2026, quando serão conhecidos os grandes vencedores: os Top Campeões do Prêmio Top Destinos Turísticos 2025.

Comentários